(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Após uma semana, São Tomé das Letras confirma o segundo caso de COVID-19

Segunda vítima é outra mulher, que está em isolamento domiciliar; primeiro caso foi confirmado na semana passada


13/11/2020 19:18 - atualizado 13/11/2020 19:42

São Tomé das Letras registra segundo caso de COVID-19 (foto: Portal São Tomé das Letras/divulgação)
São Tomé das Letras registra segundo caso de COVID-19 (foto: Portal São Tomé das Letras/divulgação)
A Prefeitura de São Tomé das Letras confirmou o segundo caso de COVID-19 nesta sexta-feira (13). A vítima é outra mulher, que está em isolamento domiciliar. O primeiro caso foi registrado na semana passado. O município era o único do Sul de Minas livre da doença e esteve fechado para turistas até o mês passado.

 

A prefeitura publicou um comunicado nas redes sociais para informar a população sobre o novo registro de COVID-19 na cidade. “Trata-se de uma paciente, que já estava em isolamento domiciliar por apresentar sintomas leves. Todas as providencias já foram tomadas pela equipe responsável”, diz assessoria de imprensa.

 

primeiro caso foi registrado no dia 5 de novembro, apenas 20 dias após a volta dos turistas na cidade. A vítima é uma mulher, de 24 anos, que esteve em viagem a trabalho para São Paulo. Ela também apresentou sintomas leves e segue em isolamento domiciliar. "A mulher vai passar por um novo teste na próxima segunda-feira (16) para ver se ainda está com o vírus ativo", completa.

 

São Tomé das Letras passou quase oito meses livre da doença. O município chegou a ser o único do Sul de Minas e estava entre os três do Estado sem registros de COVID-19, como Pedro Teixeira, na Zona da Mata, e Cedro de Abaeté, na Região Central do Estado.  

Casos suspeitos e volta dos turistas

O município chegou a ter casos suspeitos em agosto, depois que um médico infectado, de outra cidade, fez atendimento no local. De acordo com a prefeitura, 15 pacientes ficaram em isolamento domiciliar, mas os resultados dos exames deram todos negativos.

 

Com pouco mais de 6 mil habitantes, São Tomé das Letras se manteve fechada para turistas desde o começo da pandemia. O decreto barrando a entrada de visitantes foi prorrogado a cada mês e o setor do turismo seguia com um plano para a retomada consciente.

 

No dia 6 de outubro, um grupo de empresários obteve liminar na Justiça pedindo a volta de turistas na cidade. O documento foi expedido pela juíza Fernanda Machado de Souza Leite, da 2ª Vara Cível da comarca de Três Corações. A magistrada entendeu que a cidade se enquadra na onda amarela do Programa Minas Consciente, do governo do estado, e, por isso, tem condições de fazer a retomada do turismo. 

 

Moradores protestaram contra a decisão da Justiça e a prefeita Marisa Maciel (PT) recorreu. A liminar chegou a ser suspensa pelo presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Gilson Soares Lemes. Mas o pedido de suspensão foi negado pela desembargadora-relatora, Maria Inês Souza, nos autos do recurso do agravo de instrumento, e, em 15 de outubro, a cidade voltou a receber turistas.

 

Depois de ser obrigada a receber turistas, a prefeitura publicou um decreto proibindo excursões na cidade e os pontos turísticos ainda permanecem fechados. Hotéis e pousadas podem receber apenas 20% da capacidade de lotação permitida e os visitantes precisam comprovar hospedagem com as regras estipuladas pela Central COVID-19

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)