(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

São Tomé das Letras já respondeu cerca de mil solicitações de turistas

Central COVID-19 foi instalada após liminar da Justiça que obrigou a entrada de visitantes na cidade; município é o único do Sul de Minas sem casos do novo coronavírus


03/11/2020 16:43 - atualizado 03/11/2020 17:09

São Tomé das Letras cria central para turistas
São Tomé das Letras cria central para turistas (foto: Ascom/divulgação)
A Prefeitura de São Tomé das Letras, no Sul de Minas, criou a Central COVID-19 para controlar a entrada de turistas na cidade. O município é o único do Sul de Minas sem casos do novo coronavírus.

 

De acordo com a prefeitura, a Central COVID-19 está funcionando desde o último dia 15 de outubro, quando o município voltou a receber turistas após nova decisão da Justiça. “A cidade não estava preparada para reabrir, mas como foi uma decisão da Justiça, estamos trabalhando para trazer mais segurança a todos que visitam a cidade e claro, para os moradores”, diz assessoria de imprensa da prefeitura.

 

O novo decreto publicado permite apenas 20% da ocupação em hotéis e pousadas. Nesse primeiro momento, os pontos turísticos, áreas de camping, hostels, casas de temporada e rodoviária permanecem fechados, por isso, as excursões e circulação de ônibus intermunicipal estão suspensas.

 

Para ter o controle da situação, o Departamento de Turismo elaborou um formulário para ser preenchido pelos visitantes com antecedência, de pelo menos, 48 horas. Até o momento, segundo a prefeitura, 990 solicitações já foram respondidas.

A Central tem como objetivo articular o número de pessoas que entram no município e o controle de público. Os turistas precisam comprovar a hospedagem. Familiares de moradores da cidade também passam pelo mesmo procedimento”, completa.

Ainda de acordo com a prefeitura, outras 440 foram negadas. “Muitas foram recusadas pela falta de informação ou porque os requisitos não respeitam o decreto. Essas pessoas recebem o retorno via e-mail”, afirma.

LIVRE DE COVID-19

São Tomé das Letras é a única cidade do Sul de Minas sem casos de COVID-19. O município estava fechado desde o começo da pandemia e foi reaberto no último dia 15 de outubro após decisão da Justiça.

 

A liminar foi expedida pela Juíza Fernanda Machado de Souza Leite, da 2ª Vara Cível da comarca de Três Corações, no começo do mês passado. A magistrada entendeu que a cidade se enquadra na onda amarela do Programa Minas Consciente e, por isso, tem condições de fazer uma retomada do turismo.

 

Moradores protestaram da decisão e a prefeita Marisa Maciel (PT) recorreu na Justiça. A liminar chegou a ser suspensa pelo presidente do TJMG. Mas, o pedido de suspensão foi negado pela desembargadora relatora e a cidade voltou a receber turistas.

 

Ainda de acordo com a prefeitura, uma petição foi encaminhada à juíza de Três Corações. Mas, até o momento, a cidade segue recebendo turistas com restrições.

 

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)