Publicidade

Estado de Minas Pandemia

Coronavírus em gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora

Em quatro mapas e quatro gráficos, visualize os dados oficiais da COVID-19 no Brasil e em Minas. Salve este link e compartilhe


postado em 03/04/2020 15:30 / atualizado em 01/06/2020 16:38


Reunimos abaixo números oficiais sobre a pandemia do novo coronavírus no Brasil, em Minas Gerais e em alguns países da América Latina. Total de casos confirmados de COVID-19, mortes, taxa de mortalidade da doença, distribuição nos estados, nas regiões do país e perfil das vítimas. Tudo de um jeito fácil e rápido de acompanhar a evolução do vírus SARS-CoV-2. Os dados são atualizados diariamente pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

Coronavírus em Minas Gerais
 

Total de casos confirmados em Minas 

Este gráfico mostra a progressão diária da COVID-19 no estado desde que Minas confirmou o primeiro caso do novo coronavírus, no começo de março: uma paciente de 47 anos, moradora de Divinópolis. A segunda barra mostra a evolução dos óbitos pela doença no estado desde que a SES confirmou a primeira morte pela COVID-19 em Minas, em 30 de março.


O coronavírus nas cidades mineiras 

O mapa abaixo mostra os municípios mineiros com casos confirmados da COVID-19, de acordo com informações repassadas pela SES todos os dias pela manhã. A diferença entre o tamanho dos círculos está relacionada ao número de pacientes infectados pelo novo coronavírus em cada cidade de Minas. Passe o mouse ou o dedo sobre os círculos para saber quantos diagnósticos positivos há naquele local.


Óbitos por COVID-19 nas cidades mineiras 

Este mapa destaca apenas os municípios mineiros com mortes pelo novo coronavírus. Como no anterior, a diferença entre tamanho dos círculos está relacionada ao número de óbitos por COVID-19 em cada cidade de Minas. Passe o mouse ou o dedo sobre os círculos.


Perfil dos pacientes com COVID-19 em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas dividiu em 10 faixas etárias o perfil dos pacientes infectados pelo novo coronavírus no estado. As barras abaixo mostram esses grupos e facilitam identificar o percentual de cada idade dentros dos diagnosticados com o vírus.


Casos de coronavírus na Grande BH

Este mapa mostra a presença de casos e/ou mortes por COVID-19 nos 34 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte. A situação é mais grave na capital mineira, mas se espalha por cidades da Grande BH.



Bairros com COVID-19 em BH

A Prefeitura de Belo Horizonte passou a divulgar um detalhamento dos bairros da capital mineira com maior presença do vírus Sars-CoV-2. Esta tabela permite que você navegue pelas regiões da cidade ou faça uma busca direta pelo nome do seu bairro no espaço de busca.


Pacientes recuperados em Minas

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais começou a divulgar em 14 de maio os números referentes aos pacientes internados que conseguiram vencer a luta contra o novo coronavírus e se recuperaram. Confira a evolução diária neste gráfico de barras.



Coronavírus no Brasil

Total de confirmações e mortes no Brasil 

Este gráfico de linhas mostra o crescimento diário de diagnósticos positivos para COVID-19 no Brasil desde 26 de fevereiro, quando o Ministério da Saúde confirmou o primeiro caso de coronavírus no país. É possível acompanhar a expansão dos óbitos pelo novo coronavírus desde a primeira morte confirmada no Brasil pelo governo federal, em 17 de março.




Mapa do coronavírus nos estados brasileiros

O mapa abaixo a concentração de pacientes com diagnóstico positivo para a doença em todos os estados brasileiros. A mudança na tonalidade das cores indica onde os números de casos confirmados são mais altos, segundo o Ministério da Saúde. Passe o mouse ou o dedo sobre os estados para saber quantos diagnósticos positivos há naquele local.




Mortes e letalidade nos estados brasileiros 

Neste outro mapa do Brasil é possível acompanhar o total de mortes por COVID-19 nos estados e a taxa de letalidade da doença. Passe o mouse ou o dedo sobre a unidade da federação para saber quantos óbitos há naquele local e a taxa de letalidade do novo coronavírus.




Distribuição dos casos por região 

O gráfico circular abaixo mostra a participação de cada uma das regiões brasileiras nos dados totais de casos confirmados de COVID-19 no Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde.




Casos de COVID-19 na América do Sul

Mapa com alguns países da América do Sul mostra o total de casos confirmados do novo coronavírus. Passe o mouse ou o dedo sobre o país para saber o total de pacientes infectados e as mortes pelo vírus SARS-CoV-2.




O que é o coronavírus?

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.

Como a COVID-19 é transmitida?

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia


Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

Gráficos e mapas atualizados: entenda a situação agora
Vitamina D e coronavírus: o que já sabemos
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás
Vídeo: coronavírus, quando isso tudo deve acabar?

Compartilhe no Facebook
*Apenas para assinantes do Estado de Minas

Publicidade