(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Coronavírus: Confira o que é mito e fato na propagação da doença

Não há nenhuma evidência científica que comprove a dificuldade ou facilidade de o coronavírus se reproduzir em países de clima tropical, segundo especialistas


postado em 28/02/2020 09:10 / atualizado em 28/02/2020 13:24

Células em laboratório que estuda o coronavírus(foto: AFP/Institutos Nacionais de Saúde )
Células em laboratório que estuda o coronavírus (foto: AFP/Institutos Nacionais de Saúde )

Não há nenhuma evidência científica que comprove a dificuldade ou facilidade de o coronavírus se reproduzir em países de clima tropical, com temperaturas acima dos 25°C. A informação é do presidente da Sociedade Mineira de Infectologia, Estêvão Urbano. Depois da confirmação de um caso da doença, em São Paulo, circularam mensagens nas redes sociais dizendo que o vírus não conseguiria se alastrar no Brasil, por causa das temperaturas mais quentes.


“Esse vírus é muito novo e se conhece muito pouco sobre essas questões. O vírus sobrevive muito bem nessa temperatura quente de verão”, afirma Urbano. Segundo o especialista, o que pode contribuir para evitar disseminação é a ventilação.

“O que facilita uma certa contenção em ambientes quentes é porque, geralmente, eles são mais ventilados. É um fator que diminui a chance de transmissão. Em ambientes frios, as pessoas ficam mais em locais fechados”, diz.



O infectologista ainda alerta para o fato de que os brasileiros não têm imunidade prévia em relação a esse novo micro-organismo, que começou a circular na China no fim do ano passado. “A chance de infectar é muito maior, pois o vírus está pegando uma população imunologicamente despreparada. Mas, em que níveis isso se agrava e em que proporções pode atingir, são hipóteses”, ressalta.

Transmissão do coronavírus

As investigações sobre as formas de transmissão do coronavírus ainda estão em andamento, mas o Ministério da Saúde alerta que a disseminação de pessoa para pessoa, ou seja, a contaminação por gotículas respiratórias ou contato, está ocorrendo.

A transmissão dos coronavírus costuma a ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. A recomendação é ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com a mão em frente a boca.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)