Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Resultados de 15 pacientes dão negativo e São Thomé das Letras segue sem casos de COVID

Testes foram feitos em pacientes que tiveram contato com médico infectado; Prefeitura planeja reabertura consciente do Turismo


28/08/2020 11:20 - atualizado 28/08/2020 12:17

Município segue sem casos e fechado para os turistas (foto: Prefeitura de São Thomé das Letras/Divulgação)
Município segue sem casos e fechado para os turistas (foto: Prefeitura de São Thomé das Letras/Divulgação)
A Prefeitura de São Thomé das Letras, no Sul de Minas, divulgou na manhã desta sexta-feira (28), que 15 testes deram resultados  negativos para a COVID-19. Os testes foram feitos em pacientes que tiveram contato com um médico infectado.

 

De acordo com a prefeitura, os pacientes estão assintomáticos e em isolamento domiciliar. A coleta do material foi feita no último sábado (22). “Esses pacientes fizeram o teste do tipo RT-PCR. No fim da tarde dessa quinta-feira (27), recebemos o resultado de seis pacientes e hoje (nesta sexta) de manhã, tivemos a confirmação dos outros nove que faltavam. Todos negativos”, afirma Ângelo Roberto Maciel, secretário de saúde.

 

A cidade segue sem registros de casos do novo coronavírus e fechada para turistas desde o dia 17 de março, quando começou a pandemia. Na semana passada, o município renovou o decerto que proíbe turistas por mais 30 dias.

 

Testes foram feitos em pacientes que tiveram contato com médico infectado(foto: Prefeitura de São Thomé das Letras/Divulgação)
Testes foram feitos em pacientes que tiveram contato com médico infectado (foto: Prefeitura de São Thomé das Letras/Divulgação)
Enquanto isso, a prefeitura estuda um projeto para retomada consciente do turismo. O protocolo para o plano tem três fases. O departamento de turismo ainda está na fase inicial, elaborando as cartilhas de boas práticas para os diversos segmentos. Segundo a prefeitura, nesse primeiro momento, o bate-papo vai acontecer através de vídeos. “Por conta do período pré-eleitoral, precisamos do aval do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) para soltar esse material informativo”, explica Carla Gonzales, secretária de turismo.

 

O próximo passo do projeto consiste no recadastramento de todos os empreendimentos. “Nesta fase, estamos prevendo treinamentos de prevenção para todos os segmentos. A terceira e última fase é o planejamento para a reabertura, onde será considerado um percentual de capacidade do município, assim como as regras para visitação, restrições, enfim, como será operacionalizado o retorno”, completa.

 

A secretária de turismo não soube precisar uma data para que essa retomada aconteça. “É complicado falarmos uma data específica, pois essa variável externa não tem como ser estimada. Os casos estão crescentes na região e são pouquíssimos leitos disponíveis para atendimento de diversos munícipios nessa microrregião”, finaliza.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade