(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Bacia do Rio Paraopeba, próxima à barragem de Brumadinho, cobre 48 cidades; população supera 1,3 milhão de pessoas

Ainda não há informações precisas sobre a contaminação do rio com rejeitos de minério


postado em 25/01/2019 16:33 / atualizado em 25/01/2019 17:08

Rompimento de barragem em Brumadinho, na Grande BH, pode atingir rio Paraopeba(foto: Mateus Parreiras/EM/D.A Press)
Rompimento de barragem em Brumadinho, na Grande BH, pode atingir rio Paraopeba (foto: Mateus Parreiras/EM/D.A Press)

Além do resgate e atendimento de vítimas, outra preocupação latente em função do rompimento da barragem em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, é a eventual contaminação do Rio Paraopeba com rejeitos de minério. A bacia do rio cobre 48 cidades mineiras (veja a lista completa ao final desta matéria).

Dessas, 35 tem sede na bacia. As populações somadas dos municípios ultrapassam a marca de 1,3 milhão de pessoas, segundo o Censo de 2010. A população urbana era de 1.226.625 milhão, enquanto a rural era de 92.260 mil, na época da divulgação dos dados. Estima-se que o número tenha aumentado no decorrer dos anos.

O Paraopeba tem extensão de 546,5 km e área de 12.054,25 km², que corresponde a 5,14% do território da bacia do rio São Francisco. Existe, portanto, a preocupação de que os rejeitos possam atingir até mesmo o mar.

A nascente está localizada em Cristiano Otoni, Mesorregião Metropolitana de BH, e tem foz na represa de Três Marias, no município de Felixlândia, na Região Central de Minas Gerais. Os principais rios da bacia são o Paraopeba, o Águas Claras, o Macaúbas, o Betim, o Camapuã e o Manso.

Os peixes mais encontrados no rio são corvinas, curimbatás, surubins e dourados. Há também a preocupação quanto ao abastecimento de populações que dependem do Paraopeba.

Por meio de nota, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) garantiu que o abastecimento da Região Metropolitana de BH não será prejudicado. A companhia ainda informou que monitora a situação e que, caso seja necessário, o abastecimento da região atendida pelo sistema Paraopeba, passará a ser realizado pelas represas do Rio Manso, Serra Azul, Várzea das Flores e pela captação a fio d’água do Rio das Velhas.

Cidades pelas quais o Paraopeba passa: Belo Vale; Betim; Bonfim; Brumadinho; Cachoeira da Prata; Caetanópolis; Casa Grande; Congonhas; Conselheiro Lafaiete; Contagem; Cristiano Otoni; Crucilândia; Curvelo; Desterro de Entre Rios; Entre Rios de Minas; Esmeraldas; Felixlândia; Florestal; Fortuna de Minas; Ibirité; Igarapé; Inhaúma; Itatiaiuçu; Itaúna; Itaverava; Jeceaba; Juatuba; Lagoa Dourada; Maravilhas; Mario Campos; Mateus Leme; Moeda; Ouro Branco; Ouro Preto; Papagaios; Pará de Minas; Paraopeba; Pequi; Piedade dos Gerais; Pompéu; Queluzito; Resende Costa; Rio Manso; São Brás do Suaçuí; São Joaquim de Bicas; São José da Varginha; Sarzedo; Sete Lagoas.

Mapa produzido pelo Igam mostra curso do rio Paraopeba(foto: Reprodução/Igam)
Mapa produzido pelo Igam mostra curso do rio Paraopeba (foto: Reprodução/Igam)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)