(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: monitoramento nos esgotos estima 500 mil infectados em BH

Houve aumento de 50 mil na estimativa em relação ao balanço anterior, divulgado no último dia 6. Pesquisadores alertam para 'potencial aumento da circulação do vírus' na cidade


13/11/2020 18:02 - atualizado 13/11/2020 18:22

Ribeirão Arrudas é um dos locais monitorados pelos pesquisadores(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 25/10/2020)
Ribeirão Arrudas é um dos locais monitorados pelos pesquisadores (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press - 25/10/2020)

Cresceu mais uma vez a estimativa de casos de COVID-19 em Belo Horizonte com base em amostras colhidas nos esgotos da cidade. O boletim referente à semana epidemiológica 45, divulgado nesta sexta (13), estima uma população infectada de aproximadamente 500 mil pessoas na capital mineira.

 

Em relação ao balanço anterior, divulgado no último dia 6, houve aumento de 50 mil na estimativa de população infectada.

 

O monitoramento detectou a presença do coronavírus em todas as bacias dos ribeirões do Onça e Arrudas, com exceção da sub-bacia do Acaba Mundo, na Região Centro-Sul de BH, ligada ao Arrudas.

 

Ainda no Arrudas, os pesquisadores detectaram queda nos percentuais do coronavírus encontrados nos córregos Jatobá e Cardoso, ambos na Região do Barreiro.

 

Por outro lado, houve crescimento na carga viral do Córrego Pastinho, situado no Noroeste da capital mineira.

 

Já no Ribeirão do Onça, houve tendência de redução na carga viral, sobretudo nos córregos Sarandi (Contagem), Mergulhão/Tijuco (Pampulha), Terra Vermelha (Norte) e Gorduras (Nordeste).

 

No contexto geral, os pesquisadores chamam a atenção para o "potencial aumento da circulação do vírus e, consequentemente, novo agravamento da pandemia em Belo Horizonte".

 

O estudo, evidentemente, justifica o crescimento da concentração do vírus nos esgotos devido à flexibilização do comércio na cidade. 

Contagem

O Monitoramento COVID Esgotos estima uma população infectada de 100 mil pessoas no município de Contagem, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

 

Para efeito de comparação, o levantamento informava exatamente a mesma estimativa na semana passada.

A pesquisa

O projeto-piloto é uma iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas (ANA) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto (INCT ETEs Sustentáveis/UFMG).

 

Esses órgãos contam com a parceria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES).

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)