(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CHUVAS

Ouro Preto: novo deslizamento de terra ameaça Morro da Forca

Defesa Civil de Ouro Preto realizou obras de sinalização e aumentou a faixa de isolamento da área. Na próxima semana, será produzido um laudo técnico


08/12/2022 20:30 - atualizado 08/12/2022 20:30

Nessa semana ocorreu um pequeno deslizamento de massa de terra no setor sul do Morro da Forca
Nessa semana ocorreu um pequeno deslizamento de massa de terra no setor sul do Morro da Forca (foto: Divulgação/ Neno Vianna- PMOP)
 
A falta de obras de retaludamento no Morro da Forca, onde em janeiro deste ano foi soterrado o casarão histórico Solar Baeta Neves, em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, causou preocupação após um novo deslizamento de terra no local. Nessa quarta-feira (7/12), a Defesa Civil de Ouro Preto realizou obras de sinalização e aumentou a faixa de isolamento da área.
 
De acordo com o secretário de Defesa Civil de Ouro Preto, Juscelino Gonçalves, nessa semana ocorreu um pequeno deslizamento de massa de terra no setor sul do Morro da Forca, que atingiu o metalão e fez um barulho alto, assustando as pessoas próximas ao terreno.
 
O secretário de Defesa Civil afirma que as obras de engenharia e retaludamento ainda não foram concluídas e a Secretaria de Obras tem consciência de que o local precisa desse trabalho.
 
 
“Foi trocado o Secretário de Obras e agora estamos acionando os governos Estadual e Federal, uma vez que Ouro Preto é uma cidade patrimônio histórico mundial, para que nos ajudem na implementação e execução do retaludamento na encosta e também em outras encostas na cidade”.
 
Outros pontos considerados como área de risco, segundo o secretário, são a Serra de Ouro Preto e a Rua Padre Rolin.
 
Retaludamento é uma solução aplicável para qualquer tipo de rocha ou solo e adaptável a todas as situações de esforços, sendo utilizado em larga escala para contenção de taludes que correm risco de deslizamento. É associado a obras de controle de drenagem e proteção superficial, de modo a reduzir a infiltração de água no terreno e disciplinar seu escoamento, inibindo os processos erosivos.
 
 

Período chuvoso

 
Ainda segundo o secretário de Defesa Civil, o mês de novembro fechou com um alto índice pluviométrico de 330 milímetros cúbicos e a previsão é que esse volume de chuvas aumente na região durante o mês de dezembro.
 
“A Defesa Civil tem todo protocolo dentro do plano de contingenciamento para que volte as atenções aos pontos de risco como a Serra de Ouro Preto, Rua Padre Rolin e o Morro da Forca. Está sendo feito um monitoramento constante com sobrevoo de drones e com todos geólogos da Defesa Civil realizando análises constantes desses pontos” afirma.
 
 
Em relação ao deslizamento de terra no Morro da Forca, a prefeitura de Ouro Preto afirma que um novo laudo técnico será realizado por uma empresa especializada na próxima semana. Dessa forma, com o resultado, medidas adicionais serão adotadas para garantir a estabilidade do terreno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)