(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Sul de Minas registra mais de 10 mil casos de COVID em uma semana

Números divulgados pelo SES-MG, apontam queda no número de mortes, mas, casos aumentam


21/05/2021 20:54 - atualizado 21/05/2021 21:03

 (foto: Arte/EM)
(foto: Arte/EM)

Em uma única semana, a Região Sul de Minas registrou 10 mil casos de COVID-19. Essa é a primeira vez, desde o começo da pandemia no Brasil, em março de 2020, que o número é atingido. As taxas foram divulgadas no boletim epidemiológico desta sexta-feira (21), pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Em 19 e 21 de maio, foram mais de 2.000 casos por dia. Com alta de 28,9%, foram confirmados 10.876 novos pacientes com o novo coronavírus e 222 mortes da doença.
 
Os números entre os jovens e adultos é que têm aumento maior. Em relação aos 10 mil casos confirmados, os jovens de 20 a 29 anos correspondem a 15%, e os adultos entre 50 a 59 representam 19,5% das notificações.
 
Conforme apresentado pela SES, Minas Gerais possui 1.501.670 casos de COVID-19 e 38.549 óbitos. No Sul, são 189.320 pessoas infectadas e 4.672 óbitos. De acordo com os dados do perfil geográfico oferecidos no portal da Secretaria de Saúde, cerca de 13.577 pessoas são acompanhadas neste momento com suspeita e confirmação de COVID-19 na região.
 
Gráfico oficial mostra o número de casos registrados na última semana no Sul de Minas(foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG))
Gráfico oficial mostra o número de casos registrados na última semana no Sul de Minas (foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG))

As cidades que notificaram mais casos da doença foram Lavras, com 802 casos; Pouso Alegre, com 685; Campo Belo, 571; e Varginha, 484.

A média móvel de mortes teve leve queda em relação à semana passada, com 2,2% de óbitos a menos. Mesmo assim, a região notificou 43 vidas perdidas para a doença. A taxa de letalidade é de 2,47%.
 
Gráfico aponta leve queda no número de mortes causados pela COVID-19 no Sul de Minas(foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG))
Gráfico aponta leve queda no número de mortes causados pela COVID-19 no Sul de Minas (foto: Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG))
 
A situação para quem aguarda um leito de Unidade de Terapia Itensiva (UTI) ainda é preocupante. Cerca de 124 pessoas esperam por uma vaga na região – 81 pacientes estão na fila da internação de enfermarias e outros 43 aguardam por UTI.

Já o número de internações continua alto. De acordo com os dados, 606 pacientes estão internados em leitos de UTI no SUS e nas unidades particulares, 392 seguem intubados ou com suspeita de COVID-19.
 
A reportagem entrou em contato com assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Saúde para que o secretário Fábio Baccheretti prestasse declarações sobre o aumento expressivo no número de casos em apenas uma semana na região Sul de Minas, mas, até o fechamento desta matéria, não houve resposta.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)