(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Como funciona a vacina da Johnson, aprovada para uso emergencial no Brasil

Imunizante desenvolvido pela Janssen, controlada pela Johnson & Johnson, tem benefício de ser aplicado apenas uma vez%u2014 e há 38 milhões de doses encomendadas pelo Brasil.


31/03/2021 21:48 - atualizado 31/03/2021 21:48

Brasil acumula cinco vacinas contra a covid-19 aprovadas, segundo a Anvisa(foto: Getty Images)
Brasil acumula cinco vacinas contra a covid-19 aprovadas, segundo a Anvisa (foto: Getty Images)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (31/3) o uso emergencial da vacina contra a covid-19 produzida pela empresa belga Janssen, controlada pela Johnson & Johnson.

 

O pedido de autorização para uso emergencial foi feito pela empresa ao órgão sanitário brasileiro em 24 de março.

 

De acordo com o Ministério da Saúde, já há 38 milhões de doses desta vacina contratadas — 16,9 milhões devem ser disponibilizadas entre julho e setembro, e outras 21,1 milhões entre outubro e dezembro de 2021.

 

A vacina já teve uso emergencial aprovado também nos Estados Unidos, Canadá e países da Europa. Também há doses encomendadas pelo programa Covax Facility, da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca reunir e distribuir vacinas de forma mais igualitária pelo mundo.

 

Por suas características de armazenamento e aplicação, o imunizante é visto como uma arma importante na luta global contra o coronavírus. A empresa planeja fabricar neste ano 1 bilhão de doses da Janssen COVID19 Vaccine (Ad26.COV2-S), o nome oficial da vacina.

Dose única: 'melhor opção em cenários de pandemia'

Diferente de outros imunizantes já usados pelo mundo, esta pode ser guardada em geladeira comum, dispensando armazenamento superfrio, e é aplicada em uma dose única de 0,5 ml.

 

"Uma vacina em dose única é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a melhor opção em cenários de pandemia", afirmou disse Paul Stoffels, diretor científico da Johnson & Johnson.

 

Dados apresentados pela empresa mostram 66,9% de eficácia para casos leves e moderados, e 76,7% contra casos graves, após 14 dias da aplicação.


A médica. Claire Cole, do sistema púlico de saúde do Reino Unido, foi voluntária no ensaio de Fase 3 da vacina da Janssen, empresa da Johnson & Johnson(foto: PA Wire)
A médica. Claire Cole, do sistema púlico de saúde do Reino Unido, foi voluntária no ensaio de Fase 3 da vacina da Janssen, empresa da Johnson & Johnson (foto: PA Wire)

Nos testes, não houve mortes ou internações hospitalares entre voluntários, indicando que a vacina é segura.

 

O imunizante usa um vírus do resfriado comum, manipulado em laboratório para que seja inofensivo. Em seguida, ele carrega parte do código genético do coronavírus para o corpo, mas de maneira segura. Isso é suficiente para o corpo reconhecer a ameaça e, então, aprender a combater o coronavírus.

 

O processo é semelhante à abordagem usada na vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela empresa AstraZeneca.

Cinco vacinas aprovadas no Brasil

O uso emergencial é previsto de forma a acelerar a liberação de um tratamento contra a covid-19, desde que a instituição responsável apresente dados de ensaios clínicos (testes envolvendo humanos) e continue informando a agência sanitária sobre novas descobertas ou eventos adversos graves — que devem ser notificados em até 24 horas.

 

Com a decisão sobre o imunizante da Janssen, o Brasil acumula cinco vacinas aprovadas, segundo a Anvisa, incluindo também as da Pfizer-BioNTech; Oxford-AstraZeneca; CoronaVac e Covishield.

 

"Com a aprovação dessa vacina, o Brasil se coloca entre os países do mundo que contam com o maior número de protocolos vacinais aprovados. Isso demonstra o compromisso da agência em promover e proteger a saúde da população. Essa proteção e promoção significa avaliar com os critérios necessários, e considerando a excepcionalidade que o momento exige, os processos que são submetidos à Anvisa", afirmou em um comunicado à imprensa Romison Rodrigues, um dos diretores da agência.


Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)