(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas RETOMADA DA ECONOMIA

Kalil deve anunciar novidades no plano de flexibilização de BH após pedido de comerciantes

Lojistas pediram acréscimo de um dia de funcionamento. Bares e restaurantes solicitaram autorização para abrir as portas no horário de almoço


20/08/2020 08:45 - atualizado 20/08/2020 09:05

Kalil falará com a imprensa às 14h desta quinta-feira (20), na Prefeitura de Belo Horizonte(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Kalil falará com a imprensa às 14h desta quinta-feira (20), na Prefeitura de Belo Horizonte (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Às 14h desta quinta-feira (20), o prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), deve anunciar novidades no plano de flexibilização do funcionamento do comércio da capital mineira. O pronunciamento, que será feito na Prefeitura de BH (PBH), acontece dois dias depois de o chefe do Executivo receber representantes do comércio, bares e restaurantes, que pediram mudanças no protocolo de reabertura.

Uma das alterações solicitadas no planejamento é que o comércio tenha mais um dia para abrir as portas. Atualmente, estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas estão autorizados a funcionar entre quarta e sexta-feira, de 11h às 19h. O Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas BH), estima que já são 22 mil pessoas desempregadas em função do encerramento das atividades de algumas lojas.

Outra entidade presente na audiência da última terça (18) foi o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sindhorb), que reivindicou a reabertura de bares e restaurantes somente na hora do almoço, entre 11h às 17h. O presidente do sindicato, Paulo César Pedrosa, disse que Kalil não prometeu datas, mas que iria avaliar a possibilidade. O dirigente sindical descartou entrar na Justiça, mas destacou que dos 14 mil hotéis, bares e restaurantes de Belo Horizonte, até 1,2 mil não reabrirão as portas.

Bares e restaurantes estão previstos para serem reabertos na segunda fase de reabertura, que ainda não tem data para acontecer. Mas na terça, Pedrosa esclareceu ainda que já estão definidas as "70 ruas e avenidas que vão ter quarteirões fechados" aos sábados, domingos e feriados para que estabelcimentos do setor coloquem mesas e cadeiras. A medida é considerada fundameental para garantir o distanciamento, e consequentemente, segurança aos clientes e trabalhadores.

No mesmo dia, a PBH divulgou uma nota destacando que as solicitações seriam avaliadas pelo Executivo municipal.

Leitos em baixa e transmissão em alta


De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela PBH nessa quarta (19), a ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com COVID-19 apresentou queda, assim como nos últimos dias, de 63% para 61,3%. Vagas para enfermaria estão com 48,5% de demanda. Por outro lado, o Rt, número médio de transmissão por infectado (que mede para quantas pessoas cada infectado leva a doença) teve leve alta, passando de 1 para 1,01.

Assim como a ocupação de leitos, o Rt também é levado em consideração em tomadas de decisão sobre o futuro do comércio em BH. Número que vem subindo nos últimos dias. Passou de 0,91 (na última sexta-feira) para 0,99 nessa segunda. Na terça, passou da escala verde para a amarela atingindo nível 1, até chegar aos 1,01 dessa quarta.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)