(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Kalil anuncia reabertura parcial do comércio a partir de quinta-feira

O prefeito Alexandre Kalil e os integrantes do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 concedem entrevista coletiva nesta terça-feira


04/08/2020 14:15 - atualizado 04/08/2020 17:37

(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A Press)
O prefeito Alexandre Kalil anunciou, em entrevista coletiva, no início da tarde desta terça-feira, na sede da prefeitura, a reabertura parcial do comércio. "Primeiramente, gostaríamos de avisar à população de BH que vamos tomar medidas de abertura da cidade", disse o prefeito.

"É importante salientar que não há nenhum tipo de pressão que nos faça abrir a cidade, até porque, das três pesquisas diferentes que recebemos, a população de BH aprovou massivamente o fechamento da cidade", acrescentou o prefeito.

Ao lado de Kalil, participam da entrevista o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, e os infectologistas Carlos Starling, Unaí Tupynambás e Estevão Urbano, integrantes do Comitê de Enfrentamento à COVID-19 na cidade.


Abrir na quinta-feira, segundo o prefeito, foi um jeito de ajudar os comerciantes para o Dia dos Pais. "Ficaremos fechados domingo, segunda e terça", disse.


"Essa abertura foi cuidadosamente estudada, meticulosamente estudada. E é feita do mesmo jeito do fechamento, na ciência, nos números. Por isso, esperamos que a população entenda que a pandemia não passou. Tenha responsabilidade. Vai depender dela o fechamento ou o aumento da reabertura da cidade", disse o prefeito. 

O prefeito afirma que o ciência fechou e a ciência vai abrir. "Se a ciência mandar fechar de novo, vamos fechar de novo. Não é festa. Não tem que sair todo mundo pra rua ao mesmo tempo. O maior presente pra dar pro seu pai é ficar longe dele agora. Porque eles são do grupo de risco. Quero agradecer, porque se houve queda dos números é culpa de parte da população. A doença é mortal, assustadora", acrescentou.

 

 

Entenda

Depois de flexibilizar a quarentena e liberar o funcionamento de alguns setores do comércio varejista entre 25 de maio e 26 de junho, o prefeito voltou à "fase zero" – apenas os serviços essenciais poderiam funcionar. Na semana passada, ele se reuniu com lideranças do setor de comércio da capital, que pediram apoio durante o delicado momento da pandemia – com fechamento de postos de trabalho e empresas decretando falência.

Para flexibilizar a economia, a PBH leva em consideração três variáveis: índice de transmissão por infectado, a taxa de ocupação de leitos de UTI e também de enfermaria na rede pública. Em relação à transmissão, o município atingiu o patamar desejado pelas autoridades de saúde, com índice de 0,97 (nível verde, considerado ideal).

O plano de reabertura

Primeira semana da Fase 1 (de 6 a 8 de agosto):

 

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 11h e 19h.

 

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quinta a sábado, entre 11h e 19h.

 

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

 

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quinta a sábado, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

 

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, de 14h às 23h.

 


Segunda semana em diante da Fase 1 (a partir de 12 de agosto):

 

 

• Todo o comércio varejista não contemplado na fase de controle: Estabelecimentos de rua, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta,  entre 11h e 19h.

Continua depois da publicidade

 

• Comércio atacadista da cadeia do comércio varejista da Fase 1 (incluindo vestuário): quarta a sexta, entre 11h e 19h.

 

• Cabeleireiros, manicures e pedicures: quinta a sábado, entre 11h e 20h.

 

• Shopping centers, centros de comércio e galerias de lojas: quarta a sexta, entre 12h e 20h. Praças de alimentação funcionarão somente por delivery ou retirada, sem consumo no local.

 

• Atividades no formato drive-in: sexta a domingo, das 14h às 23h.




receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)