(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUS

COVID-19: ocupação de UTIs em BH está abaixo de 90% pela 1ª vez na semana

Percentual atual, porém, ainda é considerado preocupante, de acordo com os especialistas da administração municipal


10/07/2020 17:32 - atualizado 10/07/2020 17:57

Belo Horizonte tem 88% das UTIs para COVID-19 ocupadas(foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Belo Horizonte tem 88% das UTIs para COVID-19 ocupadas (foto: Pedro Gontijo/Imprensa MG)
Pela primeira vez na semana, Belo Horizonte tem ocupação inferior a 90% nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) específicas para pacientes com o novo coronavírus na rede pública de saúde. Segundo boletim epidemiológico divulgado na tarde desta sexta-feira (10) pela prefeitura, 88% desses equipamentos estão com pacientes. Apesar da queda, o índice ainda está em patamar considerado crítico pelos especialistas do Comitê de Enfrentamento à Epidemia da COVID-19 na capital.



Os dados divulgados nesta sexta dizem respeito ao dia anterior. Ao longo da semana, a taxa de ocupação de UTIs variou entre 91% (domingo e segunda-feira) e 92% (terça quarta-feira). Nesse período, o número de leitos destinados exclusivamente a pacientes com COVID-19 aumentou de 345 para 370.

Já a taxa de ocupação das enfermarias não variou. Assim como foi divulgado no boletim de quinta-feira, a atualização feita nesta sexta mostra que 76% dos leitos desse tipo estão ocupados.

De acordo com a PBH, 1.087 pacientes estão internados em leitos públicos da capital. São 325 em UTIs e 762 em leitos de enfermaria.

Os números ainda preocupam a administração pública. Segundo os parâmetros pré-estabelecidos pelos especialistas do comitê, taxas de ocupação de leitos acima dos 70% indicam um patamar crítico.

Para desacelerar a crescente demanda por internações decorrentes de complicações da COVID-19 e conter o avanço do vírus, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) decidiu não retomar a reabertura do comércio de Belo Horizonte. Atualmente, apenas serviços considerados essenciais podem funcionar.

Oficialmente, BH superou os 10 mil casos confirmados da doença nesta sexta. Segundo a PBH, 10.618 pessoas receberam diagnóstico positivo para COVID-19, dos quais 248 morreram. São ainda 7.522 recuperados e outros 2.848 pacientes em acompanhamento médico.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir



VIDEO1]

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)