(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALERTA

Recorde: 91% dos leitos de UTI para COVID-19 em BH estão ocupados

A capital tem 345 leitos de terapia intensiva para pacientes com o novo coronavírus; taxa de ocupação subiu de 87% para 91% no fim de semana


postado em 06/07/2020 16:23 / atualizado em 06/07/2020 17:22

 

Belo Horizonte registrou a maior taxa de ocupação de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde o início da pandemia pelo novo coronavírus nesse domingo (5). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 91% dos leitos para pacientes da COVID-19 estão ocupados. Dados da secretaria dão conta que há 8.273 casos confirmados da doença e 177 mortes na capital. São 2.124 pacientes em acompanhamento. 

 

Ocupação nos leitos de UTI continua no vermelho em Belo Horizonte(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Ocupação nos leitos de UTI continua no vermelho em Belo Horizonte (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
 


As informações são do boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de BH nesta segunda-feira. Conforme o documento, a capital tem 345 leitos de terapia intensiva para pacientes da COVID-19. No boletim de sexta-feira (3) passada, a ocupação era de 87%.

(foto: PBH/Divulgação)
(foto: PBH/Divulgação)


A capital mineira conta com 1.020 leitos no total. Desses, 85% estão ocupados. O quadro é classificado na zona vermelha, a de maior risco de colapso do sistema de saúde.

Essa classificação é dada quando o indicador ultrapassa a marca dos 70%.

Enfermaria


Outro parâmetro importante para acompanhamento das autoridades de saúde durante a pandemia do novo coronavírus é a ocupação dos leitos de enfermaria. Esses são destinados a pessoas diagnosticadas com a virose, mas que enfrentam quadros clínicos menos graves, a síndrome gripal.

São 916 para COVID-19 no total. Desses, 72% estavam ocupados no domingo.

Considerando todos os 4.537 leitos de enfermaria da rede SUS em Belo Horizonte, a taxa de ocupação era de 68%.

(foto: PBH/Divulgação)
(foto: PBH/Divulgação)


O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)