(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Mãe e filho morrem de COVID-19 em hospital de Itaúna

Jovem era funcionário da unidade de saúde e foi vítima de reinfecção. Ele já havia contraído a doença em abril. Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira registrou quatro óbitos em 48 horas


postado em 06/07/2020 15:31 / atualizado em 06/07/2020 16:01

Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, em Itaúna(foto: Divulgação/ Hospital Manoel Gonçalves)
Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, em Itaúna (foto: Divulgação/ Hospital Manoel Gonçalves)
O Hospital Manoel Gonçalves de Sousa Moreira, em Itaúna, Região Centro-Oeste de Minas, registrou quatro mortes por COVID-19, em 48 horas. Dois pacientes eram moradores da cidade e os demais de Itatiaiuçu, a cerca de 25km. Entre as vítimas, está um técnico de enfermagem, de 22 anos, que trabalhava na unidade e era morador da cidade vizinha, e a mãe dele, de 44.
 
Em nota a unidade confirmou os óbitos e lamentou. Disse que a Comissão de Enfrentamento ao COVID-19 está empenhada no combate à doença desde fevereiro. Houve capacitação da equipe, disponibilização de equipamentos de proteção individual, destinação de estruturas para isolamento dos pacientes contaminados e criação de protocolos de atendimentos dentro das evidências científicas atuais.
 
O rapaz foi hospitalizado em 27 de junho. Ele já havia contraído a doença em abril e foi vítima de reinfecção. Inicialmente, não há diagnóstico de outra comorbidade. Já a mãe dele, foi internada na quinta-feira (2), e é portadora de doença autoimune.
 
Entre as vítimas, estão dois idosos moradores de Itaúna. Os pacientes, de 68 e 78 anos, morreram no sábado (4). Ambos possuíam outras comorbidades. No mesmo dia, faleceu a moradora de Itatiaiuçu e no dia seguinte o filho dela. “Morreram com toda a assistência necessária e com garantia de dignidade humana como deve ser”, afirmou a direção da unidade na nota.
 
Todos os pacientes estavam internados no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Segundo o hospital, eles receberam tratamento com suporte ventilatório e com medicamentos seguindo as orientações científicas atuais. "Não faltou nada no atendimento desses pacientes”, declarou a direção. A unidade afirma que eles morreram “em razão exclusiva da infecção por COVID-19”.
 
Destacando o índice de mortalidade que pode chegar a 5% da doença, a direção lamentou: “Não são números. São pessoas que deixaram famílias e uma biografia”. A nota destacou também a ausência do contato com familiares devido ao protocolo de atendimento. “São pacientes que nos foram entregues por suas famílias e nunca mais foram vistos pelos seus. Partiram sem se despedir. Não haverá velório. Tristes tempos esses em que não podemos chorar nossos mortos”.
 

Terceira morte de Itatiaiuçu

 
Com as novas duas mortes, Itatiaiuçu, de 11,1 mil habitantes, contabiliza três. A primeira foi de um homem, de 52 anos, morador do assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele também faleceu em Itaúna.
 
O boletim mais recente divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), aponta 122 casos confirmados para a doença. Entre eles, está o pai e a tia do técnico de enfermagem. Eles moram na mesma casa e estão em isolamento domiciliar.
 
A coordenadora da atenção primária e epidemiológica do município, Glaucia Sousa vilela atribui o número de confirmações à testagem. “Na rede pública estamos seguindo o protocolo do Ministério Público e realizando o teste nos sintomáticos, mas não só dos grupos prioritários, mas em qualquer um que apresenta o sintoma. As empresas de mineração também estão fazendo a testagem, inclusive naqueles funcionários que não tem sintomas, então estamos identificando muitas pessoas assintomáticas com a doença”, explica.
 
Para o enfrentamento, a prefeitura tem apostado na conscientização, por exemplo, a partir de barreiras sanitárias. “Muita orientação para a população, porque sabemos que o método mais eficaz é o isolamento”, destaca.
 

Polo da microrregião

 
Itaúna é polo da microrregião. Ela recebe, habitualmente, pacientes de Itaguara, Piracema e Itatiaiuçu. Entretanto, devido à pandemia, pessoas de outras localidades estão sendo enviadas para tratamento do novo coronavírus na cidade.
 
O município conta com 10 leitos exclusivos para COVID-19, sendo oito para o Sistema Único de Saúde (SUS) e dois para a saúde suplementar. Deles, quatro estão ocupados. Outros cinco pacientes estão em observação e novo internados na enfermaria. 
 
Desde o início da pandemia, Itaúna registrou 115 casos confirmados da doença e os dois óbitos do final de semana.
 
(Amanda Quintiliano especial para o EM)
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)