(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA EXCLUSIVA

Zema sobre vacinas em MG: 'Não tem município prejudicado ou beneficiado'

Após 'bate-cabeça' em torno de doses entregues a BH, governador conversou com o prefeito Alexandre Kalil para aparar arestas


28/06/2021 13:39 - atualizado 28/06/2021 19:39

Governador Romeu Zema (Novo) concedeu entrevista exclusiva ao Estado de Minas(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Governador Romeu Zema (Novo) concedeu entrevista exclusiva ao Estado de Minas (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), diz ter explicado ao prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), que a distribuição de vacinas antiCOVID-19 às cidades do estado segue critérios técnicos. Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, nesta segunda-feira (28/6), o chefe do poder Executivo estadual detalhou a conversa telefônica com Kalil. Zema contou ter garantido ao responsável pela administração belo-horizontina que não há nada a esconder sobre o tema.

A ligação havia sido revelada na semana passada por Kalil, também ao EM. Após tratar com Zema, em 19 de junho, um sábado, o prefeito falou com Fábio Baccheretti, secretário de Estado de Saúde, que esmiuçou as determinações do Ministério da Saúde, seguidas por Minas Gerais.

“A distribuição de vacinas que o estado faz é totalmente técnica. Não há nenhum município prejudicado ou beneficiado. O que há, sim, são prefeitos — posso dizer que os 853 — que gostariam de receber mais vacinas”, afirmou o governador.

Segundo Zema, os números que detalham os repasses de vacinas aos municípios estão à disposição do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e da Associação Mineira de Municípios (AMM) para monitoramento.

“A conversa foi muito rápida e tranquila. Ele (Kalil) questionou o número de vacinas, eu falei para ele: ‘Os números estão disponíveis. O secretário, inclusive, vai ligar para o senhor e dar detalhes que eu não tenho’. Não teve nenhuma discussão. Falei com ele: ‘Nós não temos nada a esconder, os números estão abertos para todos os prefeitos’”, explicou. 

Ao tratar da capital mineira, o governador lembrou que a cidade tem, em termos porcentuais, mais imunizados que a média estadual. Há cerca de duas semanas, o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto, criticou o fato de esperar uma remessa com cerca de 70 mil doses, mas receber frascos suficientes para 19 mil injeções.

“BH, até por ter mais profissionais de saúde e mais profissionais de segurança proporcionalmente do que o restante do estado, recebeu mais doses”, explicou, lembrando que os primeiros lotes de injeções foram repassados seguindo diretriz federal sobre grupos prioritários, como trabalhadores assistenciais e idosos.

Ainda conforme Zema, a chegada de carregamentos do composto produzido pela Pfizer alterou positivamente o cenário da vacinação em solo belo-horizontino. “Esses dois lotes de vacinas fizeram com que a capital andasse num ritmo muito maior do que as demais cidades do estado”.


Kalil fala em situação 'apaziguada'


Na semana passada, em sabatina com jornalistas do Estado de Minas, Alexandre Kalil garantiu a resolução do imbróglio. "Assunto superado. Conversei com o Fábio (Baccheretti), secretário de Saúde do estado. O Fábio entrou em contato com o Jackson (Machado Pinto), o nosso secretário (de Saúde). Eu conversei com o governador (Romeu Zema, do Novo). Parece que está tudo combinado. Está apaziguado”, assinalou.

O pessedista comemorou a pacificação: “Eu falei: 'governador, se a gente quiser guerrear um dia, nós vamos guerrear. Mas agora não é hora disso. Agora é hora de abraçar todo mundo'. Fui tratado com muita cortesia e o tratei com muita cortesia".

À época do impasse, interlocutores da Prefeitura de Belo Horizonte chegaram a aventar a possibilidade de o desencontro ter origens eleitorais, visto que Zema é pré-candidato à reeleição. Kalil, por seu turno, é tido como iminente candidato ao Palácio Tiradentes.

 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)