(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pandemia, epidemia e endemia: entenda a diferença

A OMS classificou o coronavírus (covid-19) como pandemia


12/03/2020 18:03 - atualizado 17/04/2022 10:20

pessoas atendidas em hospital
Pandemia, epidemia e endemia: entenda a diferença (foto: Educa Mais Brasil)

Até ontem (11), 118 mil casos do coronavírus, o covid-19, foram confirmados em 114 países, sendo 4.291 mortes por causa do vírus. Durante coletiva de imprensa, também ontem, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que "os números de casos de mortes e o número de países afetados devem ser ainda maior nos próximos dias e nas próximas semanas." Devido ao avanço da doença, a OMS declarou uma pandemia do covid-19.


Ghebreyesus ressaltou, no entanto, que as orientações da OMS aos países com a presença da doença seguem como antes. A organização recomendou aos países que ampliassem a comunicação com a população a respeito dos riscos de contaminação, explicando como se proteger, além de mapear, isolar, testar e tratar os casos de coronavírus, rastreando todos os infectados e pessoas próximas a eles. 




Para o diretor-geral, "a palavra pandemia não deve ser usada de forma descuidada ou leviana. É uma palavra que, se mal empregada, pode despertar medo irracional ou a aceitação injustificável de que a luta acabou, levando a sofrimento e mortes desnecessárias." 


Mas, qual a diferença entre pandemia, epidemia e endemia?


Pandemia: é definida quando uma doença infecciosa se propaga e atinge simultaneamente um grande número de pessoas em todo o mundo – em 2009, por exemplo, a gripe suína que matou milhares de pessoas foi classificada como pandemia. 


Embora o termo pandemia possa assustar, vale ressaltar que não muda a maneira em que a doença seja proliferada. A classificação ocorre mais porque o vírus não afetou uma região específica – no início, o coronavírus estava concentrado apenas em Wuhan, na China – e se espalhou pelo globo. 

 

Além do covid-19, são exemplos de pandemias: AIDS, tuberculose, peste, gripe asiática, gripe espanhola e tifo. O câncer, que provoca milhares de mortes em todo o mundo, não é classificado como uma pandemia por não ser uma doença transmissível. 

 

Epidemia: também classifica as doenças infecciosas e contagiosas, mas que ocorrem somente em uma comunidade e ou região específica. A nível municipal, por exemplo, uma epidemia ocorre quando vários bairros apresentam casos da doença; estadual quando ocorre em várias cidades e nacional em diversas regiões do país. Em resumo, são surtos de doenças em diversas regiões, sem propagação entre países, por exemplo. Podemos citar casos de epidemia quando a dengue acontece em várias cidades.

Endemia: os casos de endemias não são classificados levando em conta o número de ocorrência. A doença é endêmica quando aparece com frequência em um local, não se espalhando por outras comunidades – a chamada endêmica típica. A endemia também é classificada de modo sazonal. A febre amarela, comum na região amazônica, é uma doença endêmica.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)