(none) || (none)
Publicidade

Estado de Minas FÍSICA E FILOSOFIA

Galileu Galilei, de herege a pai da ciência moderna


postado em 15/02/2016 08:07 / atualizado em 15/02/2016 08:58

Há 452 anos nascia em Pisa, Itália, o astrônomo, filósofo, matemático e físico Galileu Galilei. Representante do Renascimento, mostrou interesse por quase todas as ciências e artes. Suas principais realizações incluíram o aperfeiçoamento do telescópio, grande variedade de observações astronômicas, a primeira lei do movimento e um apoio determinante para o copernicanismo (Heliocentrismo: o sol como centro do Sistema Solar) que foi uma grande ruptura do pensamento científico e filosófica no período.

Galileu Galilei demonstrando as novas teorias astronômicas na Universidade de Pádua.(foto: Félix Parra - 1845)
Galileu Galilei demonstrando as novas teorias astronômicas na Universidade de Pádua. (foto: Félix Parra - 1845)
 

Foi considerado como o "pai da astronomia moderna", o "pai da física moderna" e o "pai da ciência". Seu trabalho foi considerado a quebra das ideias aristotélicas e seu embate com a Igreja Católica Romana costuma ser tido como o melhor exemplo de conflito entre a autoridade e a liberdade de pensamento na sociedade ocidental. Devido a isso, Galileu foi acusado de heresia pela Igreja por suas crenças, e escreveu livros sobre suas ideias. Antes da sua morte em 1642, ele disse "A matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo".

De Herege a "Pai da Ciência Moderna"

Crítico as ideias de Aristóteles, em 1612, Galileu publicou seu "Discurso sobre Corpos na Água", refutando a explicação sobre o motivo dos corpos flutuarem na água, dizendo que era por conta do seu formato plano. Ele defendeu que o peso do objeto em relação à água era deslocado. Em 1613, ele publicou algumas observações sobre as manchas solares, que refutou a doutrina aristotélica de que o Sol é perfeito.

No mesmo ano, escreveu uma carta a um estudante explicando como a teoria de Copérnico não contradizia passagens bíblicas, pontuando que as escrituras foram escritas de uma perspectiva terrestre e implicando que a ciência tinha uma perspectiva diferente, mais precisa. A carta foi tornada pública e a Igreja pronunciou que a Teoria de Copérnico era herege. Assim, Galileu foi proibido de defender a teoria sobre o movimento da Terra.

Apesar disso, o Papa Urbano VIII permitiu que Galileu continuasse seu trabalho em astronomia e o incentivou a publicá-lo, na condição de ser objetivo e não defender a Teoria de Copérnico. Contudo em 1632, ele fez o contrário ao publicar “Diálogo sobre os Dois Principais Sistemas do Mundo”, uma discussão entre três pessoas: uma que apoia a teoria heliocêntrica de Copérnico , outra que argumenta contra e outra imparcial.

Galileu sendo acusado de herege pelo promotor Vincezo Maculano da Santa Inquisição.(foto: Cristiano Banti - 1857)
Galileu sendo acusado de herege pelo promotor Vincezo Maculano da Santa Inquisição. (foto: Cristiano Banti - 1857)

A reação da Igreja contra o livro foi rápida e brutal através de um processo de Inquisição contra o cientista. Galileu foi torturado e condenado por heresia e permaneceu seus últimos anos de vida sob prisão domiciliar, proibido de receber visitas ou imprimir seus trabalhos fora da Itália. Entretanto as duas últimas sentenças que foram ignoradas por ele para bem da ciência. Enquanto esteve em prisão domiciliar, Galileu escreveu “Discursos sobre as Novas Ciências”, um resumo de seu trabalho sobre a ciência do movimento e forças das matérias, que foi publicado na Holanda em 1638. Nessa época, ele já estava cego e com a saúde precária.

Galileu morreu em Arcetri, perto da Florença, em 8 de janeiro de 1642, sofrendo de febre. Nessa época, a Igreja Católica não podia negar as descobertas científicas e, em 1758, não mais proibiu as obras que apoiavam a Teoria de Copérnico e, em 1835, deixou a oposição ao heliocentrismo.

Réplica do telescópio criado por Galileu.(foto: Istituto e Museo di Storia della Scienza, Florença)
Réplica do telescópio criado por Galileu. (foto: Istituto e Museo di Storia della Scienza, Florença)

No século XX muitos papas reconheceram a obra de Galileu. Apesar disso, somente em 1992, o Papa João Paulo II expressou arrependimento sobre o caso. As contribuições de Galileu foram muito significantes para a nossa compreensão do Universo e também de alguns fenômenos físicos. Ele teve um papel muito importante na revolução científica e recebeu o título de “O Pai da Ciência Moderna”.

Artigo do Percurso Pré-vestibular e Enem.

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)