(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ENTREVISTA EXCLUSIVA

Kalil sobre disputa por mais vacinas com Zema: ''Está apaziguada''

Prefeito de BH afirmou que fez contato com o governador de Minas para garantir o repasse de mais doses para a capital mineira


22/06/2021 18:18 - atualizado 23/06/2021 12:15

Prefeito de BH, Alexandre Kalil, afirma que briga com o Governo de Minas está ''pacificada''(foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)
Prefeito de BH, Alexandre Kalil, afirma que briga com o Governo de Minas está ''pacificada'' (foto: Ramon Lisboa/EM/D.A Press)


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), afirmou, em entrevista exclusiva ao Estado de Minas na noite desta terça-feira (22/6), que o embate com o Estado por mais vacinas contra a COVID-19 "está apaziguado". Para o chefe do Executivo municipal, o assunto está "superado".



"Assunto superado. Eu conversei com o Fábio (Baccheretti), secretário de Saúde do estado. O Fábio entrou em contato com o Jackson (Machado Pinto), o nosso secretário (de Saúde). Eu conversei com o governador (Romeu Zema, do Novo). Parece que está tudo combinado. Está apaziguado", disse Kalil.

O prefeito contou que fez contato com Zema nesse sábado (19/6), por telefone, para debater o tema. A ligação aconteceu depois que a própria prefeitura acusou o Governo de Minas de repassar menos vacinas para a capital mineira.

 

O problema, para interlocutores da PBH, estaria ligado à motivação política, já que Kalil deve concorrer com Zema pelo Palácio da Liberdade no ano que vem.

"Parece que agora está realmente pacificado. Eu falei: 'governador, se a gente quiser guerrear um dia, nós vamos guerrear. Mas agora não é hora disso. Agora é hora de abraçar todo mundo'. Fui tratado com muita cortesia e o tratei com muita cortesia", afirmou o prefeito.

A falta de doses faz Belo Horizonte ser a segunda capital mais atrasada em termos de faixa etária de vacinação contra a COVID-19. O balanço não considera Fortaleza, que adota outro critério de imunização.

Kalil também disse que não falta estrutura em Belo Horizonte para dar continuidade à campanha, mas sim vacinas. Ele afirmou que essa culpa é de "Brasília" e do "Estado".

"Não é aqui que nós temos que disputar vacina. É lá em Brasília. Essa briga é em Brasília. Eu não tenho gerência sobre a vacina. É o Estado que tem que seguir o Plano Nacional de Imunização (PNI). Nós temos 13% da população do estado. (Então) nós temos que ter 13% do que chega ao estado. O prefeito tem que estruturar a cidade para vacinar, para não dar fila e todo mundo vacinar tranquilo, que é o mais difícil. Porque pegar e entregar é o mais fácil", disse.

Sobre a imunização de pessoas de outras cidades da Grande BH, Kalil disse que a cidade "sofreu muito na pandemia", enquanto outras prefeituras permitiram o funcionamento de suas atividades comerciais.

 

EM procurou o governo mineiro para saber a posição do Palácio Tiradentes sobre a conversa. Segundo Baccheretti, "o municipio reconheceu que toda a distribuição segue critérios técnicos e que o estado de Minas utiliza parâmetros objetivos e claros de distribuição de vacinas".

 


Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)