(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Escola que teve surto de COVID-19 em Ipatinga retorna às atividades

A prefeitura esclareceu que as aulas foram suspensas para análise de casos suspeitos e contestou o Sind-UTE, alegando que foram 8 os infectados, e não 10


18/05/2021 19:24 - atualizado 18/05/2021 19:28

A Escola Municipal Evaldo Fontes, no Bairro Forquilha, em Ipatinga, que registrou surto de COVID-19 na semana passada(foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
A Escola Municipal Evaldo Fontes, no Bairro Forquilha, em Ipatinga, que registrou surto de COVID-19 na semana passada (foto: Prefeitura de Ipatinga/Divulgação)
A Escola Municipal Evaldo Fontes, do Bairro Forquilha, em Ipatinga, que na semana passada registrou um surto de COVID-19 e teve as atividades suspensas, voltou a ter aulas presenciais nesta semana. A Prefeitura de Ipatinga informou que as aulas foram suspensas para análise de alguns casos suspeitos de COVID-19 entre professores. 
A secretária municipal de Educação, Patrícia Avelar, disse que após retorno às aulas semipresenciais, um relatório realizado pela médica infectologista Carmelinda Lobato identificou que oito profissionais que atuam nessa escola estão infectados, contestanto o Sindicato Único de Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE), que havia informado a infecção de 10 professores.

E disse que dos oito, três já estavam infectados antes mesmo do retorno às aulas.
 
"Nossas escolas estão devidamente preparadas quanto aos protocolos sanitários e de segurança. Contamos ainda com equipe técnica habilitada para atuar neste momento de pandemia para receber e orientar nossos os alunos", disse a secretária.
 
Patrícia Avelar informou também que um levantamento epidemiológico está sendo realizado a cada 15 dias pela Secretaria Municipal de Saúde (SME), "de modo que sejam permanentemente reavaliados os índices de contaminação no município e haja orientação segura quanto à taxa de ocupação ideal para as salas de aula".

A decisão de manter as aulas remotas durante o período de apuração dos fatos, segundo a SME, foi uma medida de prevenção adotada pelas secretarias de Educação e Saúde para garantir a segurança de toda comunidade escolar.

Tomadas todas as providências inerentes às questões colocadas, a retomada das aulas semipresenciais está programada para os próximos dias.
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)