Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Vacinação em BH: fila em drive-thru é grande, mas idosos comemoram

Estacionamento de shopping recebeu um posto para imunizar profissionais de saúde maiores de 60 anos


27/03/2021 13:05 - atualizado 27/03/2021 14:23

Fila para vacinação durou cerca de 40 minutos durante a manhã(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Fila para vacinação durou cerca de 40 minutos durante a manhã (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)

A vacinação dos profissionais de saúde acima de 60 anos reuniu muita gente disposta a enfrentar uma fileira de carros para garantir a primeira dose do imunizante contra a COVID-19. Na manhã deste sábado (27/03), o posto drive-thru Minas Shopping, na Região Nordeste de Belo Horizonte, registrou fila do tamanho da expectativa: muito grande.

O tempo da entrada do shopping até os oito pontos de vacina instalados dentro do estacionamento do centro comercial era de aproximadamente 40 minutos, segundo os vacinados. A espera, no entanto, não incomodou quem há 12 meses esperava por este momento.

“Foi cerca de 40 minutos, mas vale a pena”, diz a psicóloga Maria de Fátima Alves de Almeida, de 66 anos. Ela desceu do carro para tomar a injeção e ao voltar não escondeu o sorriso no olhar. “Estou muito emocionada”, resume, com a voz embargada.

Maria de Fátima Alves de Almeida(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Maria de Fátima Alves de Almeida (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)


Aos 70 anos, a psicóloga clínica Edna de Abreu, confirma que o processo tem sido satisfatório. “Tudo muito tranquilo”, disse. “É uma sensação de gratidão, a gente vê tanto sofrimento com essa COVID, gratidão a Deus e aos profissionais de saúde que estão se entregando durante todo esse tempo”, lembra Edna.

Edna de Abreu(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Edna de Abreu (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)


Foi de táxi

Marilene Barbosa de Souza, de 61, é auxiliar de laboratório no Centro de Controle de Zoonoses do Bairro São Bernardo, Região Norte de BH. Para garantir a imunização ela não poupou: compareceu ao drive-thru de táxi mesmo.

Marilene Barbosa(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Marilene Barbosa (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)


“Maravilhoso, viu? Não estou nem acreditando”, diz ela radiante, pedindo que alguém fotografasse o momento da aplicação da vacina para compartilhar com os amigos. “A gente fica tão emocionada. Tudo tem a hora certa. Agora só aguardar a segunda dose, se Deus quiser. E usar máscara, lavar a mão, porque não está garantido ainda”, reforça.

Na linha de frente

No primeiro ponto de vacinação entre os oito instalados no Minas Shopping, quem prestou atendimento para Marilene foram as enfermeiras Gracielle Belo, de 39, e Flávia Maria Rabello Alves Moreira, de 41.

“Um trabalho gostoso de saber que a gente está podendo exercer nossa profissão com amor num momento tão crítico. É muito emocionante”, comenta Gracielle.

Enfermeiras Gracielle Belo e Flávia Maria Rabello Alves Moreira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)
Enfermeiras Gracielle Belo e Flávia Maria Rabello Alves Moreira (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A. Press)


A colega Flávia não esconde a dificuldade do período de pandemia, que, de certa forma, se tornou uma honra em poder contribuir para a saúde pública. “O trabalho tem sido árduo mas muito edificante, um aprendizado muito grande. A gente vê a expectativa de tantas pessoas para se sentirem mais tranquilas. Graças a Deus estou podendo participar desse projeto”, disse.


Drive-thru no Minas Shopping

O Minas Shopping estreou o posto neste sábado. O local, em princípio, é destinado exclusivamente para vacinação dos profissionais de saúde, maiores de 60 anos, e que não receberam doses contra o novo coronavírus. Na próxima semana, a prefeitura de Belo Horizonte vai divulgar os próximos grupos que receberão a imunização nos postos da cidade.

Segundo o gerente geral do Minas Shopping, Fábio Freitas, o empreendimento passa a ser mais uma opção para ampliar a campanha municipal de vacinação contra a COVID-19. 

“Ciente da nossa responsabilidade social, estamos disponibilizando as nossas instalações para receber um posto de vacinação e contribuir para que mais pessoas possam ser imunizadas. O momento também é de agradecer aos profissionais de saúde pelo importante trabalho prestado à sociedade”, declara.

O Minas Shopping também está engajado em uma campanha do grupo AD Shopping, que administra o empreendimento, com o objetivo de apoiar a vacinação de toda a população. 

Neste mês, peças foram divulgadas nas redes sociais, reforçando a #JuntosPelaVacina. “Estamos juntos pela vacina para que haja esperança de um mundo melhor para todos”, complementa Freitas.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade