(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO EM MINAS

Vacinação: MG seguirá nova diretriz de não reservar doses para 2ª aplicação

Expectativa é que cerca de 1 milhão de pessoas sejam imunizadas nos próximos dias após novo informe emitido pelo Ministério da Saúde


22/03/2021 22:25 - atualizado 22/03/2021 22:42

Minas utilizará doses recebidas em primeira aplicação para imunizar mais pessoas(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Minas utilizará doses recebidas em primeira aplicação para imunizar mais pessoas (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Minas Gerais seguirá a nova diretriz do Ministério da Saúde, lançada nesse fim de semana, e não reservará doses de vacinas contra a COVID-19 para a 2ª aplicação. Ou seja, todos os imunizantes recebidos serão utilizados em pessoas que ainda não receberam a primeira dose.

Uma nota informativa da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) foi atualizada com a nova regra. A resolução trata da oitava remessa de vacinas que desembarcou no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, na última quarta-feira (17/03). Na ocasião, 509.800 doses de CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac, da China, em parceria com o Instituto Butantan, de São Paulo, foram recebidas pela SES-MG.

A nova diretriz segue exatamente o determinado pelo Ministério da Saúde, de que a segunda dose da CoronaVac pode ser aplicada em até quatro semanas e que a pasta federal disponibilizará, em tempo oportuno, os imunizantes. 

O oitavo lote, de acordo com a nota informativa, imunizará 13% das pessoas com 70 a 74 anos de idade, o que equivale a 78.893 vacinados. A remessa também será capaz de atender 87% das pessoas com idades entre 75 e 79 anos, o que equivale a 361.277 idosos de Minas, além de 7% dos trabalhadores de saúde que ainda não receberam a primeira dose, que são 46.864 profissionais no estado.

As vacinas referentes ao oitavo lote já foram enviadas para as Unidades Regionais de Saúde (URS). Nesta segunda-feira (22/03), os municípios iniciaram a retirada de suas respectivas quantidades de doses.

9ª remessa


De acordo com SES-MG, as 542.550 doses recebidas no último sábado (20/03) também serão aplicadas de uma só vez. Na ocasião, Minas recebeu 455.800 doses da CoronaVac e outras 86.750 doses da vacina fabricada pela AstraZeneca/Fiocruz.

De acordo com o informe técnico do Ministério da Saúde que liberou os estados de não reservarem doses para a segunda aplicação, a remessa de vacinas da CoronaVac atenderá aos profissionais de saúde e idosos de 70 a 74 anos, enquanto os imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz serão aplicados em moradores de comunidades ribeirinhas e quilombolas.

“A estratégia foi definida considerando o prazo maior para a aplicação da segunda dose da vacina da Fiocruz, que possui um intervalo de 12 semanas entre elas, facilitando o cumprimento do esquema vacinal em locais de difícil acesso”, justificou a pasta federal.

Números de Minas após a aplicação das vacinas da 8ª remessa


• 100% das pessoas idosas (igual ou superior a 60 anos) residentes em instituições de longa permanência (institucionalizadas) - ILPI; 
• 100% das pessoas com deficiência, residentes em residências inclusivas (institucionalizadas), maiores de 18 anos; 
• 100% da população indígena aldeada em terras homologadas, maiores de 18 anos; 
• 100% das pessoas com 90 anos ou mais de idade; 
• 100% das pessoas com 85 a 89 anos de idade; 
• 100% das pessoas de 80 a 84 anos de idade; 
• 100% das pessoas de 75 a 79 anos de idade; 
• 13% das pessoas de 70 a 74 anos de idade;
• 91,3% dos trabalhadores de saúde.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)