(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Reunião do comitê da COVID-19 de BH nesta quarta pode definir novas medidas

Integrantes do comitê que decide sobre o funcionamento dos serviços não essenciais em BH ficaram de avaliam consequências do carnaval nos indicadores


02/03/2021 16:55 - atualizado 02/03/2021 17:36

Comitê de Enfrentamento a Epidemia da COVID-19 da PBH tem reunião na quarta (03/03)(foto: 05/06/2020 - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
Comitê de Enfrentamento a Epidemia da COVID-19 da PBH tem reunião na quarta (03/03) (foto: 05/06/2020 - Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)

Comitê de Enfrentamento à Pandemia de COVID-19 da Prefeitura de Belo Horizonte deve se reunir nesta quarta-feira (03/03) para avaliar os números mais recentes de transmissão do novo coronavírus.

A reunião foi agendada para as 16h e deve contar com a presença do secretário de Saúde, Jackson Machado, e dos médicos infectologistas voluntários Unaí Tupinambás, Carlos Starling e Estevão Urbano.

Há a possibilidade de se decidir pelo fechamento do comércio, já que os indicadores que controlam a epidemia na capital estão em alerta.


Desde essa segunda-feira (01/03), o que chama a atenção são as consequências do aumento do índice de transmissão por infectado (RT) em Belo Horizonte, como a ocupação em níveis mais críticos nos leitos para pacientes com COVID-19.

O indicador que mede a quantidade de vagas de unidades de terapia intensiva, assim como o RT, está no nível vermelho, com 74,1% das vagas preenchidas. No caso das enfermarias, houve leve alta em comparação ao boletim anterior: de 56,2% para 58,3%.
 
Em nota, a PBH ressaltou que vai acompanhar a dinâmica da COVID-19 na capital mineira antes de tomar qualquer decisão sobre o funcionamento das atividades não essenciais.

Isso porque, de acordo com o Executivo municipal, há a hipótese do impacto do carnaval no aumento dos indicadores do coronavírus.

Decisão adiada

Na semana passada o comitê também havia se reunido e, na ocasião, decidiu esperar mais uma semana para definir os rumos dos setores econômicos.

De acordo com a prefeitura, o objetivo era verificar se haveria alteração nos indicadores da pandemia por causa das viagens do carnaval. Outro fator considerado é o “quadro geral da pandemia no interior” de Minas. 

Como a janela de infecção do vírus é de 14 dias, e o carnaval se encerrou no último dia 16, a partir de 2 de março (esta terça-feira) as autoridades já conseguem apurar o impacto do período nas estatísticas.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)