(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID-19: Sul de Minas regride para onda amarela após aumento de 50% em duas semanas

Anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19; oito áreas permanecem na fase mais flexível do plano de retomada da economia


26/11/2020 08:26 - atualizado 26/11/2020 08:46

Três Corações está entre as cidades que sofre aumento de casos de COVID-19(foto: Correio do Sul/divulgação)
Três Corações está entre as cidades que sofre aumento de casos de COVID-19 (foto: Correio do Sul/divulgação)
O Sul de Minas vai regredir para a onda amarela do Programa Minas Consciente após aumento de 50% dos casos do novo coronavírus, nos últimos 14 dias. O anúncio foi feito durante deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19, nessa quarta-feira (25). Oito áreas permanecem na fase mais flexível do plano de retomada da economia.

 

A macrorregião de Saúde passou da onda verde para a amarela, que permite a abertura de serviços não essenciais com menor risco de contágio, como lojas de roupas e salões de beleza. A justificativa para o retrocesso foi a piora nos índices relacionados à doença, como aumento de casos na localidade.


De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), nos últimos 14 dias, a região sofreu aumento de 50% nos casos de COVID-19. Já considerando os últimos sete dias, a taxa subiu 17%.

 

“A vigilância em relação aos diferentes cenários em Minas é permanente. Novas alterações podem ser anunciadas a qualquer momento”, afirmou o secretário de Estado de Saúde, o médico Carlos Eduardo Amaral.

 

Além da macrorregião, Vale do Aço, Leste do Sul, Sudeste e Nordeste também sofrerem essa regressão. “Ainda precisamos manter o distanciamento, uso de máscaras e higienização das mãos, conforme orientação desde o início da pandemia”, enfatizou.

 
Três Corações

 

Três Corações, no Sul de Minas, vem sofrendo com esse aumento nos casos de COVID-19. No começo dessa semana, o Estado de Minas mostrou que no período de 10 dias, foram 60 casos novos do novo coronavírus, uma morte registrada e o número de pessoas internadas em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) quase dobrou. O município soma 1.037 casos da doença.

 

No fim do mês passado, a cidade migrou para a onda verde do Programa Minas Consciente. Na mesma época, Três Corações teve aumento de mais de 100% nos novos casos de COVID-19 e e liderou o ranking da semana na região. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o salto foi de 37 para 81 registros. 

 

Além disso, a penitenciária do município também sofreu um surto de casos do novo coronavírus, no começo deste mês. Na época, a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) confirmou 39 registros entre presos e agentes contaminados pela doença. E na semana passada, mais um caso foi registrado no local. 

 
Mortes registradas

 

No começo dessa semana, a Prefeitura de Poços de Caldas, no Sul de Minas, confirmou mais duas mortes em decorrência da COVID-19. O município chegou a 50 óbitos e dois dias depois da divulgação dessas mortes, os dados somaram outros dois óbitos. Até o momento, Poços de Caldas segue com 1886 casos confirmados e 52 mortes em decorrência do novo coronavírus.

 

A Prefeitura de Itajubá confirmou a 65ª morte em decorrência da COVID-19 nessa semana. A cidade é a 6ª maior do Sul de Minas, com quase 100 mil habitantes, e a taxa de mortalidade pela doença é de 3,87%. O valor é alto se comparado ao de Poços de Caldas que é de 2,71%. O município é o maior da região, com quase 170 mil habitantes.  

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)