(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas OURO PRETO

Alunos levam água de casa após 'líquido branco' sair da torneira de escola

Análises químicas da empresa responsável pelo abastecimento indicam que não há perigo para o consumo. Caso aconteceu na Escola Estadual Marília de Dirceu


02/06/2023 19:49 - atualizado 02/06/2023 19:50
432

Copo com água com coloração branca
Saneouro afirma que a água branca que sai da torneira não é um sinal de esteja contaminada ou com excesso de cloro (foto: Divulgação/arquivo pessoal)
Os alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu, localizada no centro histórico de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, tiveram, nesta sexta-feira (2/6), água de casa para o próprio consumo. O pedido foi da direção da instituição, já que a água apresentou uma coloração diferente do habitual. A escola atende alunos do ensino fundamental.
 
De acordo com o comunicado enviado aos alunos, o problema foi verificado durante o recreio, e a água potável estava em péssimas condições visuais.  A direção classificou a situação como um absurdo e informou que “providências necessárias estão sendo tomadas”.
 
O fato causou divergências de explicação entre a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e a concessionária Saneouro, empresa composta pelos acionistas da MIP Engenharia e GS Inima Brasil, controladas pelo quinto maior conglomerado empresarial da Coreia do Sul – a responsável pelo tratamento de água e esgoto em Ouro Preto.
 
De acordo com a SEE, a direção da unidade escolar constatou, na quinta-feira (1/6), que a água fornecida pela Saneouro estava esbranquiçada. Após visita técnica da companhia, foi verificado que água estava imprópria para consumo. A direção da unidade escolar tomou todas as medidas cabíveis e garantiu o fornecimento de água potável para o consumo dos estudantes e para a produção de refeições.
 
 
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Ouro Preto, responsável pela coordenação da escola, afirmou que está em contato com a Saneouro e com a prefeitura de Ouro Preto para mais informações sobre o restabelecimento do fornecimento de água potável na unidade escolar. Estudantes e comunidade escolar serão notificados sobre a normalidade do serviço o mais breve possível. As atividades pedagógicas da unidade seguem normalmente.
 
Por outro lado a Saneouro, em nota, diz que “a água branca que sai da torneira não é um sinal de que a água está contaminada ou com excesso de cloro. Na verdade, essa coloração é causada pela presença de microbolhas de ar na água, que se formam devido à pressão nas tubulações. Essas bolhas não fazem mal à saúde e desaparecem depois de alguns minutos, deixando a água transparente novamente. Portanto, não há motivo para se preocupar caso note que a água da torneira está branca. Ela é potável e segura para consumo”.
 
Ainda segundo a nota, a equipe de controle de qualidade da água esteve no local e realizou as análises químicas, o que comprovou que a água da Escola Estadual Marília de Dirceu está segura para o consumo.
 
Empresa apresenta relatório de análise
 
A empresa Saneouro realizou uma análise físico-quimico da água nesta sexta-feira aprovando a qualidade da água para consumo. De acordo com o relatório não há presença de colifórnio totais e nem de Escherichia Coli, além disso, o relatorio apotou que a coloração da água apresenta os valores estabelecidos pelo Ministério de Estado da Saúde.
 
relatório de análise de água
Empresa apresentou relatório de análise da água feito na escola (foto: Divulgação)
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)