Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Representantes do setor de eventos em BH comemoram anúncio de reabertura

Entidades divulgaram nota satisfeitos após prefeitura publicar decreto de liberação gradual de cinemas, teatros, casas de show e eventos corporativos


19/10/2020 16:06 - atualizado 19/10/2020 16:48

Feira de negócios também poderá voltar(foto: 29/10/2018 - Leandro Couri/EM/D.A Press )
Feira de negócios também poderá voltar (foto: 29/10/2018 - Leandro Couri/EM/D.A Press )

O sinal verde para o setor de eventos foi recebido com agrado pelo setor que lutou pela reabertura gradual do segmento. Na última sexta-feira (16), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou decreto autorizando a reabertura de cinemas, teatros e casas de show a partir do próximo dia 31. Nesta segunda-feira (19), entidades que representam o ramo fizeram uma nota em tom de satisfação com a decisão.

Após reunião de diversos profissionais com o prefeito Alexandre Kalil, quando pudemos relatar e especificar a natureza e a relevância de nossas atividades, bem como testemunhar as inúmeras dificuldades pelas quais todos passam há quase oito meses, o Poder Executivo Municipal nos deu a primeira resposta”, diz a nota.

O texto é assinado pela Associação Mineira de Eventos e Entretenimento (Amee), Associação Brasileira dos Promotores de Eventos - ABRAPE, Associação Brasileira de Eventos (Abrafesta), Sindicato das Empresas de Promoção, Organização e Montagem de Feiras, Congressos e Eventos de Minas Gerais (Sindiprom-MG) e Associação Brasileira das Empresas de Formatura (Abeform).

“As entidades que representam o setor de eventos sabiam dos impactos que surgiriam. A cadeia de eventos e entretenimento foi uma das primeiras a sofrer diretamente e indiretamente as consequências da pandemia e as últimas a estabilizarem suas ações. Espera-se ainda muito e temos a certeza de que juntos sempre alcançaremos o bem estar cultural e social de todos os envolvidos e de todos os cidadão”, acrescenta.

De acordo com as entidades, o setor representa aproximadamente 4,32% do PIB nacional e reúne aproximadamente 60 mil empresas. Os representantes lembram que o ramo inclui diversos profissionais, como organizadores, empresários artísticos, profissionais de comunicação e marketing, fornecedores de som, iluminação, segurança, equipamentos de estruturas de eventos, geradores e “mais um grande número de trabalhadores que dependem diretamente dos eventos.”

O grupo protestou na capital no último dia 5. “Esperamos, assim, que tenhamos, de um lado, a sensibilidade e sensatez do poder público, e do outro, a adesão já comprovada da sociedade belo-horizontina. Demos um primeiro passo. Esperamos em breve avançar mais, em isonomia com outros setores da economia”, finaliza o texto.

Flexibilização

Belo Horizonte deve entrar em mais uma fase de flexibilização durante a pandemia da COVID-19. O decreto sobre a reabertura dos cinemas, teatros e casas de show da capital, além da autorização para feiras de negócios, – e também o aumento no horário de funcionamento do comércio e mudanças no atendimento em alguns setores –, foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) da última sexta-feira (16).

De acordo com o Decreto nº 17.454, cinemas, teatros e casas de shows e espetáculos poderão abrir as portas novamente em 31 de outubro. Não há restrição de horário para os cinemas, inclusive os que ficam dentro dos shoppings. Os teatros e casas de shows também não têm restrição, mas só podem realizar apresentações com o público exclusivamente sentado. 

Feiras de negócios, exposições, congressos e seminários estão liberados a partir de 30 de novembro, sem restrição de horário.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade