(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Quem é Paolo Zanotto, virologista que aparece em vídeo do gabinete paralelo

Em um vídeo publicado nas redes sociais é possível ver médicos desaconselhando o presidente a comprar a vacina contra COVID-19


04/06/2021 19:32 - atualizado 04/06/2021 19:34

Rodrigo Zanotto é virologista e amigo de Jair Bolsonaro(foto: Redes Sociais/Reprodução)
Rodrigo Zanotto é virologista e amigo de Jair Bolsonaro (foto: Redes Sociais/Reprodução)
Em um novo capítulo, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID, no Senado Federal, agora discute a existência de um possível “gabinete paralelo” de aconselhamento do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Entre médicos negacionistas e amigos pessoais do chefe do Executivo, o biólogo Paolo Zanotto é apontado como o idealizador do “shadow cabinet” (gabinete das sombras).

Leia: Renan Calheiros diz que gabinete paralelo de Bolsonaro é 'inegável'

Em um vídeo publicado pelo jornalista Samuel Pancher, é possível ver médicos desaconselhando o presidente  a comprar a vacina contra COVID-19, numa reunião no Palácio do Planalto em 8 de setembro.

Nas imagens, Zanotto faz um discurso em que sugere a criação de um grupo oculto para discutir o “tratamento precoce”, e orienta o presidente a tomar “extremo cuidado” com os imunizantes.

Depois dessa série de revelações, o vice-presidente da CPI, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), afirmou que vai protocolar um requerimento para que Zanotto vá depor à CPI.

Leia: CPI da COVID: Randolfe quer convocar Osmar Terra e Paolo Zanotto

Mas afinal, quem é Paolo Zanotto?

Defensor da cloroquina, hidroxicloroquina e ivermectina, Paolo Zanotto é virologista e grande amigo de Jair Bolsonaro. Conhecido por ter um pensamento igual ao do presidente, ele é contra a vacinação em massa. 

Recentemente Zanotto afirmou que outras imunizações ao longo do tempo, em outras pandemias, não foram destinadas para todos, mas sim para determinados grupos.

"As vacinas não são necessariamente aplicadas para todas as pessoas, de todas as idades ao mesmo tempo, isso não é bem assim.”

Em sua página no Linkedin, Paolo diz ter se formado na Universidade de Oxford e na Universidade da Flórida. Ambas graduações são em virologia. 

A plataforma também indica que Zanotto é professor na UNIFESP e na USP. 
 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor Eduardo Oliveira 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)