(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Uberlândia vai contratar empresa para investigar presença da variante Delta

Diante do aumento de casos de COVID-19, prefeitura faz coletiva e informa que a transmissão da doença está aumentando, principalmente pelas reuniões familiares


05/08/2021 15:54 - atualizado 05/08/2021 16:02

Secretário de Saúde disse que na próxima haverá nova avaliação da situação(foto: Valter de Paula/Secom/PMU)
Secretário de Saúde disse que na próxima haverá nova avaliação da situação (foto: Valter de Paula/Secom/PMU)
A Prefeitura de Uberlândia vai contratar empresa para investigar a circulação da variante Delta do coronavírus entre pacientes contaminados recentemente. Os números crescentes da doença no município do Triângulo Mineiro poderiam estar ligados à presença da variante.

LEIA TAMBÉM: Contra cepa Delta, Minas amplia testes genômicos; contatos são monitorados

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (5/8), o secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues, afirmou que a maior parte das transmissões está em reuniões familiares. Ele não descarta fechamento do comércio mais uma vez nas próximas semanas.
 
Não foram divulgadas informações sobre o contrato que será firmado na próxima semana com laboratório de Goiânia (GO) que vai fazer a investigação.

O método vai consistir em coleta de 20 amostras por semana durante 37 dias. Durante outras quatro ou cinco semanas, haverá análise dessas amostras.
 
De acordo com o Rodrigues, a variante Delta pode ser a causa do aumento de casos, transmitidas entre familiares. Ele disse que não há como fiscalizar as residências e pediu consciência para a população, no intuito de evitar encontros nesse momento.

“O objetivo é deixar claro que a doença não desapareceu e está aumentando”, afirmou.
 
Ainda sobre a variante Delta, o secretário explicou que, independentemente de sua circulação, as medidas nesse momento são as mesmas desde que a pandemia iniciou.

Evitar aglomerações e restringir circulação de pessoas, além de uso de máscaras e limpeza das mãos, passando pela vacinação. 

Pelo menos até a próxima semana, não haverá restrição de circulação de pessoas nem do comércio local. Apenas no dia 10 de agosto haverá uma nova reunião do comitê municipal para nova avaliação da situação da COVID-19 na cidade e, partir daí, poderá haver uma decisão sobre um possível novo decreto mais restritivo.

Números da pandemia em Uberlândia

Dados apresentados durante a entrevista mostraram que a contaminação saltou de 171 casos em 12 de julho para 376 em 1º de agosto, com pico de 387 confirmações de COVID-19 no dia 29 do último mês.

Contudo, o número de mortes ainda não cresceu proporcionalmente. Exceto por um pico de 15, em 15 de julho, há uma variação entre seis e oito óbitos por coronavírus diariamente.
 
O que chamou a atenção ainda é o perfil das pessoas que têm se contaminado pelo vírus em Uberlândia. Segundo Gladstone Rodrigues, são jovens não vacinados, que morrem menos, mas ocupam por mais tempo os leitos de UTI.
 

Leitos reativados

A Secretaria Municipal de Saúde havia desativado cerca de 40 leitos de UTI ociosos quando a curva de contaminação da COVID-19 diminuiu em Uberlândia. Com mais casos, o município confirmou que passou a reutilizar essas unidades, podendo chegar a 180 no total.
 
Somadas as redes de saúde pública e privada, a cidade pode ter até 270 deles, o que demandaria reabertura de aproximadamente 10 leitos também nos hospitais particulares.

“Todos os leitos desativados não estavam sendo usados e não havia motivo de mantê-los em funcionamento, mas eles são reativados agora com a demanda”, disse o secretário de Saúde.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)