(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VACINAS

Faculdade de Medicina da UFMG inaugura centro de testes com vacinas em BH

Ambiente melhora as condições de realização de ensaios relacionados com a COVID-19 e o HIV


05/08/2021 14:27 - atualizado 05/08/2021 15:16

A nova unidade tem dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para testes com voluntários(foto: Vitor Maia-Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação )
A nova unidade tem dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para testes com voluntários (foto: Vitor Maia-Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação )
A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inaugurou, nessa quarta-feira (4/8), um novo centro clínico para testes com vacinas em Belo Horizonte. A Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas (UPqVac) vai melhorar as condições de realização dos ensaios com voluntários para novos imunizantes e tratamentos.

 

 


O novo centro fica em um espaço do campus Saúde, localizado na área hospitalar, e teve financiamento majoritário do National Institute of Health (agência governamental do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos), via rede COVID-19 Prevention Network (CoVPN). A rede também é responsável pelos ensaios com a vacina da Janssen que conta com a participação de 470 voluntários na faculdade.

Para o diretor da faculdade, Humberto José Alves, a inauguração da UPqVac representa um legado que a universidade deixa para a sociedade "no pior momento de apoio e financiamento à pesquisa brasileira."

Espaço adequado

 
A nova unidade tem dois consultórios, área de atendimento e salas de observação para a realização de testes com voluntários. A estrutura de 168,5 metros quadrados, será usada a princípio para os estudos relacionados à COVID-19.
 
Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas da UFMG(foto: Vitor Maia-Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação )
Unidade de Pesquisa Clínica em Vacinas da UFMG (foto: Vitor Maia-Faculdade de Medicina da UFMG/Divulgação )
 

No local também serão feitos testes clínicos com imunizantes contra o HIV/Aids, como parte do projeto Mosaico, que conta com 120 voluntários, e para o vírus sincicial respiratório (VSR), que causa infecções das vias respiratórias e pulmões em crianças pequenas ou idosos e pacientes imunossuprimidos, com câncer ou transplantados.

Novos estudos com imunizantes e tratamentos com anticorpos monoclonais e antivirais injetáveis, orais e inalatórios estão no radar para os próximos meses.

"Havia a necessidade de contar com um espaço adequado para a condução desse tipo de estudo. As pesquisas serão fortalecidas nesse ambiente específico para estudos clínicos de alta qualidade", avalia o coordenador da unidade, o professor Jorge Andrade Pinto, do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina.

Visita ao Centro de Tecnologia em Vacinas


Nesta quinta-feira (5/8), o prefeito Alexandre Kalil e a Reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, visitam o Centro de Tecnologia em Vacinas da instituição, localizado no Bairro Engenho Nogueira, Região da Pampulha. 

O prefeito vai conhecer todo o processo de pesquisa da vacina SpiNTec, que está sendo desenvolvida pela instituição e que também conta com o patrocínio de R$ 30 milhões da Prefeitura de Belo Horizonte, para garantir os estudos das fases clínicas 1 e 2 do imunizante.

A visita será restrita às autoridades, seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção e combate à COVID-19. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)