(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CAMPANHA COM PROBLEMAS

BH vacina o menor número de pessoas contra a COVID-19 desde 1º de março

Apenas 2.925 doses foram aplicadas na capital nas últimas 24 horas, segundo boletim. PBH alega que atualizações são dinâmicas


23/06/2021 20:18 - atualizado 23/06/2021 21:31

-->-->-->-->

Vacinação contra a COVID-19 em BH continua lenta(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
Vacinação contra a COVID-19 em BH continua lenta (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
 

 

Belo Horizonte chegou à marca de 1.026.140 vacinados contra a COVID-19 com a primeira dose, nesta quarta-feira (23/6). A segunda dose foi aplicada em 417.177 pessoas. Porém, apenas 2.925 foram imunizadas em BH nas últimas 24 horas, conforme o boletim epidemiológico e assistencial da PBH.

 

Esse é o menor número de vacinados na cidade desde 1º de março, quando a capital mineira registrou apenas 1.126 injeções aplicadas – o menor total desde o início da campanha de imunização contra o novo coronavírus.

 

Em nota enviada à reportagem, a Secretaria Municipal de Saúde informou "que os dados do boletim são dinâmicos. Mesmo sendo atualizadas diariamente, as informações não são inseridas em tempo real".

 

De acordo com a prefeitura, "alguns registros de vacinação contra COVID-19 são feitos manualmente, e período de inserção pode variar, considerando que o preenchimento digital é feito pelos profissionais após o horário de imunização".

 

Ainda segundo a prefeitura, "após o registro manual é necessário inserir as informações no sistema do Ministério da Saúde, que muitas vezes se encontra intermitente, o que ocasiona atraso na atualização dos dados".

 

Novo repasse 

 

Nesta quarta, a PBH recebeu mais 113.854 doses, o que representa 13% do total recebido por Minas Gerais. Portanto, dentro do requisitado pela prefeitura.

 

A expectativa é vacinar 63 mil pessoas entre 55 e 53 anos com esse repasse. Além de reservar parte para completar o esquema vacinal, com a segunda dose.

 

Em entrevista exclusiva ao Estado de Minas, o prefeito Alexandre Kalil (PSD) afirmou que a guerra por mais vacinas com o governador Romeu Zema (Novo) está “apaziguada”.

 

BH vacinou 50,4% do seu público-alvo com a primeira injeção até o momento. Por outro lado, apenas 19% desse contingente completou o esquema vacinal.

 

Segundo números da prefeitura, 69.834 profissionais da educação tomaram a primeira dose do imunizante.

 

Além deles, 187.863 trabalhadores da saúde, 18.586 servidores da segurança pública, 464.277 idosos acima de 60 anos e 195.658 pessoas do grupo de risco, gestantes e puérperas receberam a vacina.

A população entre 56 e 59 anos representa 60.241 vacinados.

 

Outros grupos, como os garis e os motoristas de ônibus, receberam 31.681 injeções de primeira dose.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.


Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)