(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BALANÇO

COVID-19: com 6.798 mortes em maio, Minas perdeu 40.497 vidas para a doença

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, foram confirmadas 45 mortes em 24 horas, chegando ao total de 40.497


31/05/2021 10:39 - atualizado 31/05/2021 12:24

(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Minas encerrou maio com 6.798 vidas perdidas para a COVID-19, um número elevado, mas que ficou abaixo do total de abril, considerado o mês mais letal desde o início da pandemia. Em abril, 9.456 pessoas  morreram, portanto, o mês que se encerra, nesta segunda (31/5), registrou 71,8% do número de mortes do mês anterior.
 
 

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, nesta segunda-feira (31/5), foram confirmados 2.230 casos e 45 mortes em 24 horas. Com esses números, o estado confirmou 1.572.004 pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus. O número total de mortos chegou a 40.497.

A média móvel de casos por data de notificação é de 196 mortes em um dia. Em 18 de maio, a média móvel era de 214. Em duas semanas, foi registrada queda de 8,4%, o que coloca a transmissão em estabilidade.

Os números de transmissão e mortes ainda estão em um patamar elevado, o que coloca o estado em alerta para o que os especialistas tem alertado da terceira onda. 

Apesar de a doença ter chegado a todos os 853 municípios mineiros, 26 deles não confirmaram nenhuma morte causada pela doença. Depois de um ano e dois meses da primeira morte em Minas, essas cidades, embora tenham confirmado casos, não tiveram nenhuma morte.

MUNICÍPIOS MINEIROS SEM MORTES POR COVID-19

Araçaí 
Aricanduva
Bertópolis 
Bonito de Minas
Campo Azul 
Carmesia
Cedro do Abaeté
Desterro de Melo 
Diogo de Vasconcelos 
Estrela do Indaiá
Fama 
José Gonçalves de Minas 
José Raydan 
Miravânia
Patis 
Pedra do Anta 
Pedro Teixeira 
Santana dos Montes 
São Sebastião do Maranhão 
Serra Azul de Minas 
Serra da Saudade 
Serranos 
Santa Bárbara do Tugurio 
Santana dos Montes
Tapiraí 
Veredinha 

Fonte: Boletim epidemiológico de 31 de maio, divulgado pela SES-MG 


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)