(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

COVID: Varginha inicia nesta semana vacinação dos profissionais da educação

O Ministério da Saúde emitiu uma nota no site oficial da instituição, avisando sobre a vacinação; creches e pré-escolas serão as primeiras


30/05/2021 22:37 - atualizado 30/05/2021 22:42

Varginha começará a imunizar profissionais da educação nesta semana(foto: Prefeitura de Varginha/Divulgação)
Varginha começará a imunizar profissionais da educação nesta semana (foto: Prefeitura de Varginha/Divulgação)
A prefeitura de Varginha anuncia que profissionais da educação serão os próximos vacinados. O aviso foi feito pelas redes sociais do Prefeito Vérdi Lucio Melo (Avantes).
Varginha será a primeira do núcleo das cinco maiores cidades do Sul de Minas, a realizar o Plano de Nacional de Imunizações nesta faixa da população. As prefeituras de Poços de Caldas, Passos, Pouso Alegre e Lavras aguardam a chegada de novos imunizantes.
 
O Ministério da Saúde emitiu uma nota técnica no site oficial da instituição, avisando sobre a antecipação da vacinação contra a COVID-19 em todo o país.
 
Segundo o ministério, todos os profissionais da educação, incluindo os da faxina, portaria e manutenção, serão imunizados. A ordem de prioridade ficou definida desta forma:
 
  • Creches;
  • Pré-escolas;
  • Ensino fundamental;
  • Ensino médio;
  • Profissionalizantes;
  • Educação de Jovens e Adultos;
  • Ensino Superior.
 
A pasta também avisou que após a vacinação dos grupos com comorbidade e trabalhadores da educação, será possível dar início à imunização por faixa etária das pessoas que não apresentam nenhum tipo de doença ou não estão na linha de risco de enfrentamento do novo coronavírus.
 
Com isso, o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19 (PNO), será feito de forma escalonada, para atender o público prioritário, da maneira mais rápida possível.
 
“O PNI vai atender o segmento em continuidade ao PNO, e vai também atribuir um percentual por faixa etária, começando da faixa etária mais velha para a mais jovem. Pois quanto maior a faixa etária maior o risco de complicações e óbitos. Com isso, segue-se o mesmo critério utilizado para definição dos grupos prioritários”, disse a coordenadora-geral do PNI, Francieli Fontana.
 
Na última sexta, o governo de Minas recomendou aos municípios que avançassem com a imunização de outros grupos prioritários.
 
Procurando agilizar e assegurar a volta às aulas, o prefeito de Varginha afirma que os profissionais serão imunizados a partir desta semana com a chegada de novo lote de vacinas.
 
“Reconhecendo o que havíamos reafirmado há muito tempo, a importância das aulas presenciais principalmente para as crianças, uma vez que, há uma dificuldade dos grupos sociais menos favorecidos para adesão ao ensino à distância. Além do que, as escolas contribuem para a socialização e para a segurança alimentar das crianças”, afirma o prefeito.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)