(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PANDEMIA

Caeté lança projeto de tratamento pós-COVID para paciente da rede pública

Pacientes com alta hospitalar pós-COVID-19 terão tratamento multidisciplinar, em casa, com fisioterapeuta, educador físico, nutricionista e assistente social


28/04/2021 14:44 - atualizado 28/04/2021 15:58

Atendimentos para pacientes da rede pública com sequelas da COVID-19 começam nesta quinta-feira (29/4), em Caeté(foto: Prefeitura de Caeté/Divulgação)
Atendimentos para pacientes da rede pública com sequelas da COVID-19 começam nesta quinta-feira (29/4), em Caeté (foto: Prefeitura de Caeté/Divulgação)
 
Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), lançou um programa de atendimento pós COVID-19 para pacientes da rede pública de saúde.

O objetivo é dar assistência às pessoas que ficaram internadas e precisam lidar com sequelas da doença após a alta hospitalar. O serviço começará nesta quinta-feira (29/4). 
A iniciativa será fundamental no tratamento complementar aos pacientes que sobreviveram à COVID-19 e necessitam de cuidados multidisciplinares.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) vai monitorar os pacientes que saem da internação, tanto da Santa Casa de Caeté quanto dos hospitais transferidos, e oferecer apoio de profissionais de fisioterapia respiratória, psicologia, assistência social, nutrição e reabilitação física no domicílio do paciente.
 
Segundo o secretário de Saúde de Caeté, Alisson Marques, este é um trabalho que poucos municípios do país vêm oferecendo. 

“Temos relatos de vários casos de pacientes que venceram a COVID-19 e, após receberem alta do hospital, necessitam de algum tipo de apoio para restabelecimento completo de sua saúde. Então, por indicação do vereador Fulvio Brandão e do prefeito Lucas Coelho, criamos este programa inovador, com a equipe de especialistas do Nasf, para que possamos atender 100% dos pacientes de forma holística, unindo a medicina tradicional, ciência, psicologia, fatores externos e emocionais como parte do problema a ser solucionado. São poucas as cidades brasileiras que possuem um programa de reabilitação pós-COVID-19, mas, em Caeté, teremos a linha completa”, pontua o secretário.
 
Tanto o paciente que ficou internado na Santa Casa de Caeté quanto os que estiveram em hospitais de outros municípios serão acolhidos pelo programa.

No momento da alta hospitalar na Santa Casa, o indivíduo receberá o contato de telefone para a Unidade Básica de Saúde (UBS) responsável. Pacientes internados em outras cidades poderão acessar o serviço por demanda espontânea em sua UBS de referência.
 
Após o contato por telefone, haverá uma visita domiciliar de um profissional do Nasf, que avaliará e direcionará os serviços necessários. A fisioterapia trabalhará a parte de reabilitação e posicionamento físico com um profissional de Educação Física. Haverá também a reeducação alimentar, além do acompanhamento com psicólogo e serviço social.
 
“É um momento extremamente delicado e desafiador. O nosso objetivo é que o paciente tenha uma continuidade daquele atendimento que ele teve no hospital para que os resultados não se percam, e diminuir possibilidades de complicações futuras. Vamos garantir a esse paciente uma atenção multiprofissional e de forma personalizada”, ressalta a assistente social e nutricionista da Nasf, Patrícia Xavier.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)