(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Ibirité passa à onda vermelha e reabre comércio não essencial diariamente

Blitzes sanitárias orientam a população sobre a necessidade das medidas de segurança em relação à COVID-19


28/04/2021 13:38 - atualizado 28/04/2021 14:41

Com a onda vermelha, o comércio não essencial de Ibirité passa a funcionar todos os dias(foto: Prefeitura de Ibirité/Divulgação)
Com a onda vermelha, o comércio não essencial de Ibirité passa a funcionar todos os dias (foto: Prefeitura de Ibirité/Divulgação)
 
A partir desta quarta-feira (28/4), Ibirité passou à onda vermelha do programa Minas Consciente do governo do Estado. As atividades não essenciais passam a funcionar todos os dias – estavam funcionando de forma escalonada. Porém, apesar da flexibilização, o hospital de campanha do município segue com altas taxas de ocupação de leitos. Prefeitura orienta a população a manter os cuidados preventivos quanto à COVID-19.
O comércio não essencial pode funcionar todos os dias, porém, a onda vermelha exige rígidas medidas, como o distanciamento de 3m.  Em ambientes fechados e com atendimento ao público, é permitido uma pessoa a cada 10 metros quadrados.

Neste cálculo, deve ser incluído o número de clientes e funcionários dos estabelecimentos. Para os serviços considerados não essenciais, deve-se respeitar um atendente por cliente. Já a distância entre as pessoas em filas, mesas, estações de trabalho, equipamentos de academia, cadeiras, por exemplo, deve ser de 3m.

Continua obrigatória a aferição obrigatória de temperatura de funcionários e clientes, com restrição de entrada em caso da temperatura superior a 37,5º.
 
Fica permitido a realização de eventos com até 30 pessoas, atividades esportivas e limitação da capacidade de hotéis e atrativos naturais para 50% de ocupação.
 
A Prefeitura de Ibirité ressalta que toda e qualquer atividade que possa ser realizada remotamente de forma integral – como ensino a distância, compras para retirada ou em formato delivery –, sem fluxo e contato entre clientes, trabalhadores, alunos e usuários, deve ser priorizada pela população, independentemente da onda, uma vez que ela permite controle do contágio pelo coronavírus. O sistema de atendimento self-service em restaurantes continua proibido.
 
Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde, na terça-feira (27/4), Ibirité somou 7.712 casos confirmados da COVID-19, sendo 4.365 já recuperados e 238 mortes pela doença.
 

Blitzes sanitárias e orientativas

Desde 15 de abril, de segunda a sexta-feira, equipes da prefeitura, que incluem profissionais da Vigilância Sanitária, passaram a abordar motoristas que chegam e saem da cidade. As blitzes acontecem tanto na parte da manhã (7h às 10h) quanto à tarde (15h às 18h), em cinco pontos da cidade. A previsão é que ocorram durante todo mês de abril. 
 
Faixas com dizeres relacionados à COVID-19 tentam impactar os condutores dos veículos e seus passageiros. Entre as frases estão “Aglomerar agora pode ser a última coisa que você vai fazer na vida”; “Usar máscara no dia a dia é mais confortável que uma UTI”; “Muitos contaminados por um filho, que só foi em uma festinha”. 
 
A abordagem também inclui o reforço das orientações em relação às medidas que devem ser tomadas para evitar a propagação da doença e esclarecimento sobre a onda vermelha, entrega de máscaras e sanitização dos pneus dos veículos.
 
Além das blitzes, a Prefeitura de Ibirité intensificou as fiscalizações da Vigilância Sanitária, com o intuito de conter o avanço da doença na cidade. As equipes atuam também aos finais de semana, em regime de plantão, com o suporte da Polícia Militar.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas

[VIDEO4]

 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)