(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAÚDE

Betim começa vacinação contra a gripe nesta terça (13/4)

Vacina da gripe protege contra as formas graves do vírus influenza que geram internação; isso reduz pressão no sistema de saúde, atualmente sobrecarregado


12/04/2021 16:22 - atualizado 12/04/2021 17:40

Vacina da gripe protege contra as formas graves do vírus influenza que geram internação(foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)
Vacina da gripe protege contra as formas graves do vírus influenza que geram internação (foto: Prefeitura de Betim/Divulgação)

 

Em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), começa, nesta terça-feira (13/4), paralelamente à imunização contra a COVID-19, a campanha de vacinação contra a gripe (vírus influenza). A aplicação acontecerá de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade. A meta definida pelo Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% das pessoas dos grupos alvos da campanha.

 

 

Betim recebeu do governo do estado 13 mil doses da vacina contra a gripe. A primeira etapa da campanha, que vai até 10 de maio, contemplará crianças de 6 meses a 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); e trabalhadores da saúde.

 

Nas próximas etapas, que serão realizadas de maio a julho, serão vacinados outros grupos, conforme o calendário do Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais; professores das escolas públicas e privadas; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

 

Neste ano, a vacinação contra a gripe ganha nova importância, uma vez que protege a população contra formas graves e complicações do vírus influenza, que geram demanda de internação. Isso diminui a pressão sobre o sistema de saúde, que já está sobrecarregado devido à pandemia da COVID-19.

 

Vacinação contra a COVID-19 segue paralelamente

A imunização contra a influenza será realizada em paralelo à vacinação contra a COVID-19. No entanto, segundo Nota Técnica do Ministério da Saúde, para receber a vacina contra a gripe é necessário aguardar o intervalo mínimo de 14 dias após receber a imunização contra a COVID-19.

 

Nesta terça-feira (13/4), a vacinação contra a COVID-19 em Betim segue para os idosos com 66 anos. A imunização será realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, no horário normal de funcionamento, das 7h às 18h. A expectativa é de que cerca de 3.050 idosos recebam a primeira dose.

 

Para se vacinar, os idosos devem procurar a UBS de sua referência, portando documento de identidade e comprovante de residência. Os acamados ou que têm restrição para sair de casa serão vacinados em domicílio, por meio de agendamento que pode ser feito por familiares ou responsáveis via telefone. 

 

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)