(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVESTIGAÇÃO

COVID-19: MPMG apura subnotificação de casos em Carmo do Rio Claro

Prefeitura foi notificada no começo da semana e tem prazo de 10 dias para explicar a diferença de casos positivos do novo coronavírus informados ao estado


02/04/2021 17:37 - atualizado 03/04/2021 17:45

Prefeitura vai ter que explicar dados de COVID-19 ao MPMG(foto: Wikipédia/divulgação)
Prefeitura vai ter que explicar dados de COVID-19 ao MPMG (foto: Wikipédia/divulgação)
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) apura possível subnotificação dos casos de COVID-19 em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas. A prefeitura já foi notificada e tem prazo de 10 dias para explicar a diferença de registros positivos do novo coronavírus informados ao estado.

 

De acordo com o promotor Cassiano Cassiolato, o Ministério Público continua com as apurações relacionadas à COVID-19. “Não só apurando a questão do enfrentamento em si, mas também se inteirando dos números que são produzidos ao longo da pandemia e informados ao estado”, diz promotor.

 

O promotor explica que os dados de COVID-19 apurados no somatório da rede pública com a rede particular não batem com o total informado pela prefeitura ao estado.

 

“No período de 1º de fevereiro a 23 de março, tanto a rede pública local, como a rede privada, informou ao MP que positivaram 377 casos de COVID-19. Não só informaram que positivaram, mas que esses números foram repassados ao estado. Por outro lado, a chefia em saúde epidemiológica informou que repassou ao estado 174 casos positivados. Já o estado informou ao MP que recebeu 322 registros de casos. Então temos números negativos para a notificação, se levarmos em consideração a quantidade da rede particular e a privada divulgada pelo estado, de menos 55 casos notificados. E se levarmos em consideração a rede particular e a rede pública com os dados da chefia municipal, teríamos a diferença de 203 casos”, afirma promotor.

 

Para esclarecer esse impasse, o Ministério Público já notificou a prefeitura. “Foi oficializado o pedido de esclarecimento ao secretário municipal de Saúde se houve algum erro ou uma sobreposição de números, para que esses números passem a bater”, ressalta.

 

De acordo com o último boletim municipal, Carmo do Rio Claro soma 576 pessoas infectadas pela COVID-19, sendo 20 mortes confirmadas. A assessoria de imprensa afirmou que a divergência está na interpretação da informação passada pela diretoria do Hospital São Vicente de Paulo ao Ministério Público. 

 

"O Hospital informou que haviam sido feitas 200 notificações, e o Ministério Público entendeu que haviam 200 casos positivos, e que estes casos não teriam sido contabilizados e enviados pela Secretaria de Saúde. Porém o Hospital, não realiza testes. Eles são feitos pela Secretaria de Saúde. Sendo assim, os 200 casos notificados pelo Hospital SVP, posteriormente foram testados pelo município. As notificações e testagem seguem os padrões determinados pelo Ministério da Saúde e essas informações e comprovações estão sendo encaminhadas ao Ministério Público", diz nota enviada pela assossorria de imprensa.

Volta às aulas

O Ministério Público também discute a elaboração dos protocolos sanitários do retorno às aulas presenciais.

“Não que seja o momento. Tanto em onda roxa ou em onda vermelha fica proibido o retorno às aulas presencias. Porem, dentro do que foi combinado na última reunião no dia 25 de fevereiro, o prazo de 20 dias para elaboração desses protocolos já se encerrou. O importante é que quando retrocedermos à onda amarela, nossos alunos possam retornar presencialmente e com segurança às aulas”, afirma.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 

 

   


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)