
O recorde de mortes incomoda e revela que a situação está fora de controle. O matemático Carlos Roberto Torrente, coordenador regional da Olímpiada Brasileira de Matemática, que desde a primeira semana epidemiológica de 2021 tem feitos e divulgado as médias do número de casos confirmados pela COVID-19 e a média de mortes causadas pela doença, apurou um resultado muito desconfortável na última semana de março.
Na 13ª semana, a média de mortes atingiu 40,5. Na 12ª semana, a média foi 27,5. A evolução espantosa se deve ao colapso no atendimento às pessoas acometidas pela COVID-19, que tem um número expressivo de pacientes na fila de espera por um leito na UTI COVID-19 SUS.

É visível o grande número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus em Governador Valadares. Na Policlínica Central, ao lado do Hospital Municipal, o número de pessoas à espera de atendimento para fazer o teste COVID-19 é grande. Dia e noite, a recepção da Policlínica está sempre cheia.
Nesta sexta-feira (02/04), a movimentação na Policlínica foi intensa. Pela manhã, um caminhão de pequeno porte estava estacionado na porta da Policlínica buscando cilindros de oxigênio vazios para o reabastecimento.
