Publicidade

Estado de Minas DENÚNCIA

PM impede 'Baile da Covid' marcado em redes sociais em Carmo do Rio Claro

Festa vinha sendo palco de aglomerações na cidade, baile era marcado e divulgado pela internet


17/01/2021 14:35 - atualizado 17/01/2021 20:26

PM faz blitz onde aconteceria baile em Carmo do Rio Claro(foto: Carmo WebTV/divulgação)
PM faz blitz onde aconteceria baile em Carmo do Rio Claro (foto: Carmo WebTV/divulgação)
A Polícia Militar de Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, fez operação para reprimir o crime e aglomerações na cidade. Umas das ações ocorreu na Praça Dona Maria Goulart, no Centro da cidade, nesse sábado (16/01). O local vinha sendo palco de aglomerações entre jovens e adolescentes, festa que ganhou apelido de Baile do Covid nas redes socais.

 

Imagens de aglomerações na Praça Dona Maria Goulart foram compartilhadas nas redes sociais. Um dos vídeos mostrou centenas de jovens e adolescentes se aglomerados curtindo o som de músicas eletrônicas e funk. Foi possível notar que as medidas de prevenção ao novo coronavírus não foram respeitas pelos integrantes.

 

]A festa ganhou até perfil no Instagram: "Baile do Covid", com mais de 600 seguidores. A descrição do vídeo, com trecho da festa, convidava os moradores: "Esse sábado tem de novo em família. Cola que cola".

 

O caso ganhou repercussão na cidade e chamou atenção de autoridades. Outra edição do baile estava marcada para ocorrer nesse sábado (16/01), mas foi impedido por uma operação da Polícia Militar.

 

“Vamos fazer uma operação de cunho preventivo, de coibir ação de marginais. Também vamos verificar veículos suspeitos e evitar aglomeração”, afirmou Sargento Duarte da Polícia Militar.

 

A presença dos militares dispersou os moradores. Durante o trabalho, a PM também fez uma e diversos veículo foram apreendidos. 

 

Carmo do Rio Claro tem 212 casos de COVID-19 confirmados e 146 suspeitos, sendo oito mortes registradas em decorrência da doença.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.


transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.

Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia
  • Em casos graves, as vítimas apresentam:
  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
  • Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade