Publicidade

Estado de Minas VACINAÇÃO

COVID-19: idosos de 70 anos são vacinados nesta terça-feira (30/03) em BH

No posto drive-thru do Corpo de Bombeiros, no bairro Funcionários, o movimento de veículos foi intenso no período da manhã


30/03/2021 11:12 - atualizado 30/03/2021 17:57

Vacinação dos idosos de 70 anos dá continuidade à programação da PBH para essa semana(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Vacinação dos idosos de 70 anos dá continuidade à programação da PBH para essa semana (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Chegou a vez de os idosos de 70 anos serem vacinados contra a COVID-19 em Belo Horizonte. Nesta terça-feira (30/03), pessoas da faixa etária devem comparecer aos postos de imunização da cidade para receber a primeira dose da vacina.

 

 

 

Nos 155 centros de saúde da capital mineira, a vacinação é realizada das 7h30 às 16h30, e nos seis postos drive-thru, das 8h às 16h30.

 

O idoso deve levar documento de identidade e um comprovante de residência. Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde Municipal recomenda a presença de apenas um acompanhante por pessoa.

 

Confira onde os postos para veículos estão localizados atualmente:

 

  • Cop/BHTrans (Avenida Engenheiro Carlos Goulart, 900, Buritis)
  • UFMG (Avenida Antônio Abrahão Caram, 763, Pampulha) 
  • Boulevard Shopping (Entrada pelo estacionamento da Rua Professor Otaviano Almeida, Santa Efigênia)
  • Minas Shopping (Doca 3, Avenida Cristiano Machado, 400, União)
  • Corpo de Bombeiros (Rua Piauí, 1815, Funcionários)
  • Poeint Regional Barreiro (Praça Modestino Sales Barbosa, 50, Flávio Marques Lisboa)

 

Seguindo a programação da PBH, nesta quarta-feira (31/03), a vacinação será reservada exclusivamente à aplicação da segunda dose, conforme agendamento do cartão de vacina. Serão 72 postos disponibilizados apenas para essa finalidade. 

 

Pessoas com mobilidade reduzida ou acamados podem fazer um cadastro para solicitar à prefeitura que recebam a vacina em casa.  

 

Movimento na manhã de vacinação

 

A reportagem do Estado de Minas esteve no posto drive-thru no Corpo de Bombeiros, localizado no bairro Funcionários, Região Centro-Sul.

 

Assim como no fim de semana, quando profissionais da saúde acima dos 60 anos começaram ser vacinados, a manhã nesta segunda no ponto de imunização foi de movimento intenso. A fila de veículos estava com cerca de 400 metros de extensão e os idosos aguardavam, em média, vinte minutos para receber o atendimento.

 

Hélio de Andrade Goulart, de 70 anos, diz estar aliviado após receber a primeira dose da vacina(foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)
Hélio de Andrade Goulart, de 70 anos, diz estar aliviado após receber a primeira dose da vacina (foto: Leandro Couri/EM/D.A. Press)


O corretor de imóveis Hélio de Andrade Goulart, de 70 anos, diz que ficou cerca de 50 minutos na fila de espera para ser vacinado, mas não reclama. Ele é a primeira pessoa da sua família a receber a primeira dose do imunizante contra o coronavírus.

 

"Já avisei todo mundo que fui vacinado, todos ficaram emocionados. Até mesmo minha filha que mora na Suíça já me ligou para me parabenizar. No dia 28 de abril volto para a segunda dose”, comemorou Hélio.

 

Vacina a passos lentos

 

Segundo dados da prefeitura de Belo Horizonte, até o momento, a cidade vacinou 253.660 pessoas com a primeira dose e 90.704 em segunda dose dos imunizantes. Os idosos foram os mais vacinados entre os grupos prioritários até então, com 161.132 de aplicações em primeira dose e 23.131 de segunda dose.

 

Nesta segunda-feira (29/03), o Estado de Minas divulgou um levantamento feio com base em dados das secretarias estaduais de Saúde que mostrou que Minas Gerais está entre as unidades federativas que, percentualmente, menos imunizaram os habitantes até agora no país.

 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade