(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TUDO FECHADO

Carreata leva manifestantes à casa de Kalil em protesto contra restrições

Protesto foi convocado pelas redes sociais, a partir das 10H, com concentração na Praça do Papa


28/03/2021 11:40 - atualizado 28/03/2021 13:21

Carreata neste domingo em BH contra o fechamento do comércio e das praças públicas(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Carreata neste domingo em BH contra o fechamento do comércio e das praças públicas (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Uma carreata, com concentração e aglomeração, na Praça do Papa, em direção à casa do prefeito Alexandre Kalil (PSD) ocorreu na manhã deste domingo (28/03), para protestar contra o primeiro dia de lockdown em Belo Horizonte, com fechamento do comércio, praças e locais públicos da cidade.

A maioria dos manifestantes estava vestida de verde e amarelo. Alguns com a camisa da seleção canarinho, muitos sem máscara, e outros carregando a bandeira nacional, o que fez a alegria de ambulantes que vendiam os símbolos nacionais, bonés e outros apetrechos para a freguesia.

Manifestantes na Praça do Papa, sem máscara e sem distanciamento social (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Manifestantes na Praça do Papa, sem máscara e sem distanciamento social (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

Dois manifestantes conversaram, por telefone, com a reportagem do Estado de Minas e justificaram o buzinaço na praça e em frente ao apartamento de Kalil, que mora na Praça Marília de Dirceu, na Região Sul da capital.

O prefeito, que já foi alvo de outros protestos, se manifestou em outra ocasião sobre o que acha desse tipo de protesto embaixo de sua janela.

Élvio Lanna criticou Kalil e o governador Romeu Zema pela conduta durante a pandemia(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Élvio Lanna criticou Kalil e o governador Romeu Zema pela conduta durante a pandemia (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)

“O Kalil está abusando da população, é um verdadeiro abuso de autoridade. Ele não pode obrigar as pessoas a ficarem dentro de casa. Caminhar faz bem para a saúde. O sol é bom inclusive para o tratamento da COVID”, reclamou Élvio Lanna, 60 anos, técnico em mineração.

A reclamação sobrou até para o governador Romeu Zema (Novo), que decretou a onda roxa  e o toque de recolher no estado. “O Zema pisou na bola’’, resumiu ele.

Wagner Mendes questiona as motivações para o fechamento da cidade(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Wagner Mendes questiona as motivações para o fechamento da cidade (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Para o representante comercial Wagner Mendes, 65 anos, o fechamento do comércio decretado por Kalil  “não tem uma justificativa plausível”. “Não se deve misturar política com a doença. O Kalil deve estar fazendo isso para obter vantagem, que eu não sei qual é”, afirmou Mendes.

O representante comercial também mencionou o kit COVID, termo usado para os medicamentos que o governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) defende e distribui largamente para o SUS, a despeito do que diz a ciência. Ou seja, não há comprovação científica para a eficácia e os efeitos colaterais podem comprometer a saúde do paciente, levando inclusive a óbito.“Não entendo o problema em usar o kit COVID”, duvidou Mendes.

Aos dois entrevistados, foi perguntado também se perderam parentes ou amigos para a COVID-19. “Parentes, graças a Deus, não. Alguns amigos, sim”, contou Wagner Mendes.

“Até o momento, não”,  respondeu  Élvio Lanna, que contou ainda que se cuida, vai para o trabalho de carro, com os cuidados ditados pelo protocolo elaborado pelas autoridades em saúde: uso de máscara, uso de álcool quando não é possível lavar as mãos e distanciamento social.

“Minha rotina (na pandemia) é de casa para o trabalho e vice versa”, disse. Hoje, ele contou que abriu uma exceção para protestar “contra esse absurdo”, no caso, o fechamento da cidade por causa da pandemia.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)