(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

Entidades do comércio cobram da PBH 10 medidas para combater a COVID-19

Em nota, as entidades informam que o objetivo não é apenas fazer críticas, mas oferecer alternativas para que o vírus seja combatido por meio do diálogo e união


10/03/2021 12:22 - atualizado 10/03/2021 22:52

Desde 6 março, comércio de Belo Horizonte permance fechado para conter a transmissão do COVID-19(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Desde 6 março, comércio de Belo Horizonte permance fechado para conter a transmissão do COVID-19 (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Com o avanço do novo coronavírus em Belo Horizonte, 18 entidades representativas de diversas atividades econômicas da capital encaminharam à PBH, nesta quarta-feira (10/3), um documento solicitando a aplicação de dez medidas, além do fechamento do comércio, que poderão ajudar no controle da transmissão do COVID-19 entre os belo-horizontinos.

De acordo com a nota das entidades, a suspensão do funcionamento comércio na cidade é comprensível, porém não o bastante para diminuir o aumento de casos do vírus em BH. Desde 6 de março, atividades de serviços não essenciais foram fechadas em Belo Horizonte após decreto do prefeito Alexandre Kalil (PSD).

Dentre os dez pleitos pontuados pelas entidades, estão a abertura de mais leitos destinados a pacientes com COVID-19, maiores fiscalizações de festas e outros eventos com aglomerações e novas logísticas para garantir a vacinação da população de forma mais rápida. Confira:

  • Ampliação do número de leitos
  • Intensificação da fiscalização
  • Realização de campanhas de conscientização
  • Exigir das empresas de transporte coletivo mais ônibus
  • Esforços para garantir mais agilidade na vacinação
  • Conexão com a região metropolitana
  • Diálogo com o governo do Estado
  • Previsibilidade
  • Apoio efetivo às empresas e diálogo com a sociedade civil organizada.

Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e as demais instituições que assinam o documento, o objetivo com as medidas propostas não é somente fazer críticas, 'a intenção é novamente despertar a prefeitura para o fato de que a pandemia precisa ser enfrentada com diálogo e união de forças e de esforços. Mesmo com a chegada da vacina ainda não é possível vislumbrar o fim da pandemia. Hoje vivemos em um mundo de incertezas. Ninguém pode se considerar o dono da verdade'.

Agravamento de casos em BH


Após queda na taxa de transmissões do coronavírus por infectado em Belo Horizonte, o número voltou a crescer. Segundo boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura desta terça-feira (9/3), o índice subiu de 1,15 para 1,16.

O aumento na taxa de ocupação de leitos destinados para atender os infectados com o coronavírus na capital também preocupa. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, leitos de UTI ocupados por pacientes de COVID-19 do SUS está em 86,2%, no leitos de enfermaria o número chega a 75,3% até agora.

PBH responde 

"Desde o início da pandemia, o município vem recebendo representantes do comércio e de diferentes segmentos para discutir propostas e soluções e segue aberto ao diálogo. Membros do Grupo de Retomada da Prefeitura  mantêm contato, quase que diário, com representantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes( Abrasel) e do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas).

Um novo encontro será agendado com as entidades comerciais para discutir o que foi pontuado no documento enviado por eles."

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)