(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CORONAVÍRUS

COVID-19: Minas poderá ter até cinco vezes mais casos, diz secretário

O secretário estadual de Saúde Carlos Eduardo Amaral foi convocado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para esclarecer denúncias de fura-filas


10/03/2021 11:11 - atualizado 10/03/2021 13:52

O secretário fala na manhã desta quarta (10/3) à comissão da Assembleia em reunião plenária (foto: TV Assembleia/ALMG/Reprodução)
O secretário fala na manhã desta quarta (10/3) à comissão da Assembleia em reunião plenária (foto: TV Assembleia/ALMG/Reprodução)
 

Minas poderá registrar até cinco vezes mais casos da COVID-19 nos próximos dias devido à circulação das variantes do novo coronavírus. A afirmação é do secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral, convocado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais para falar, nesta quarta-feira (10/3), das ações de enfrentamento à pandemia e também sobre as denúncias de fura-filas na vacinação no Estado.

 

 

O Ministério Público de Minas Gerais investiga se funcionários de áreas administrativas da Secretaria de Estado da Saúde furaram a fila, inclusive se o próprio secretário tomou a vacina, embora não esteja incluído nos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.

 

O secretário fala na manhã desta quarta (10) à comissão da ALMG em reunião plenária transmitida ao vivo pela TV Assembleia no canal do YouTube.

 

O secretário destacou o aumento no número de casos no final de janeiro e início de fevereiro. No dia 27 de janeiro, foi registrado, até então, o maior número de mortes no Estado.

 

O secretário afirmou que as variantes do Reino Unido (B117) e de Manaus (P1) já circulam em Minas.

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)