(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEGUNDA ONDA

Araxá: mortes por COVID em fevereiro se aproximam dos últimos quatro meses

Na cidade, o segundo mês de 2021 também já registrou o maior número de casos da doença desde o início da pandemia


25/02/2021 16:46 - atualizado 25/02/2021 17:24

Desde o início da pandemia, 65 moradores de Araxá perderam a vida para a COVID-19(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Desde o início da pandemia, 65 moradores de Araxá perderam a vida para a COVID-19 (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
As mortes causadas pelo novo coronavírus em Araxá no mês de fevereiro de 2021, que já são 17, se aproximam do número de óbitos por COVID-19 na cidade nos quatro últimos meses, que juntos somaram 21, sendo quatro óbitos registrados no mês de janeiro, dois em dezembro, cinco em novembro e 10 em outubro. No total foram 65 óbitos no município.
 
 
Além disso, dos 5.598 casos contabilizados da COVID-19, desde o início da pandemia, 2.286 foram registrados apenas nos meses de janeiro (1.041) e fevereiro (1.245) deste ano, sendo que este atual mês já é o maior em número de registros de casos da doença.
 
Na próxima quinta-feira, 4 de março, vence o prazo de 15 dias do atual decreto de enfrentamento à doença de Araxá que, entre outras medidas restritivas, proibiu a venda de bebida alcoólica no município. 
 
No começo da semana passada, a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID da cidade chegou a atingir 100%. Mas, felizmente, este índice tem sofrido constantes quedas nos últimos dias e, atualmente, está em 56% (dos 16 leitos disponíveis, nove estão ocupados, sendo cinco pacientes de Araxá, um de Perdizes, um de Campos Altos, um de Pedrinópolis e um de Ibiá).
 
Já a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria está hoje em 59,09% (dos 22 disponíveis, 13 estão ocupados, com seis pacientes de Araxá, três de Perdizes, um de Pedrinópolis, um de Coromandel, um de Ibiá e um de Santa Juliana).

Araxá é referência médica para tratamentos de pacientes com a COVID-19 dos municípios de sua microrregião.
 

Fiscalização é intensificada

As regras sanitárias para o funcionamento dos estabelecimentos comerciais estão sendo acompanhadas de perto por uma intensa fiscalização por equipes da Prefeitura de Araxá, com apoio da Polícia Militar.

Segundo informações da assessoria de imprensa da prefeitura da cidade, mais 20 fiscais da Vigilância Sanitária foram contratados em regime de urgência pela Secretaria Municipal de Saúde e já iniciaram suas atividades essa semana para reforçar o efetivo. 
 
“Dividimos esses novos contratados em grupos, de forma que já possam seguir o trabalho com os veteranos. Mais grupos de fiscais permitem que as inspeções aconteçam de forma simultânea em vários lugares”, destacou a secretária Municipal de Saúde, Diane Dutra, que alerta que quem for reincidente ao não cumprimento das normas ou quem não estiver seguindo o plano de contingência já apresentado vai ter o seu estabelecimento interditado.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)