(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas NOVIDADE

COVID-19: passageiros poderão ser testados no Aeroporto Internacional

Resultados são liberados em quatro horas. Parceria do aeroporto com laboratório se dá em mês de maior fluxo de passageiros e aeronaves


14/12/2020 16:11 - atualizado 14/12/2020 16:24

O laboratório vai disponibilizar o resultado em quatro horas após a realização do exame(foto: Hermes Pardini/Divulgação)
O laboratório vai disponibilizar o resultado em quatro horas após a realização do exame (foto: Hermes Pardini/Divulgação)
Desde esta segunda-feira (14/12), os passageiros que passam pelo Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, podem realizar o teste RT-PCR, considerado o mais estável na detecção do coronavírus. Uma parceria entre a BH Airport, empresa que administra o aeroporto, e o laboratório Hermes Pardini viabilizou a inauguração da Unidade de Testagem no terminal. 

Em até 4 horas o cliente poderá visualizar o laudo, em dois idiomas, português e inglês, pelo aplicativo ou site do laboratório. Realizado por meio da coleta de material do nariz e garganta com uma haste flexível, o teste molecular RT-PCR identifica o material genético do vírus no organismo e é usado para detectar se a pessoa está infectada no momento. Ele se difere dos exames sorológicos, que coletam sangue e identificam a presença de anticorpos, indicando uma contaminação no passado.

Disponível apenas na modalidade particular e sem exigência de pedido médico, o exame poderá ser feito em pessoas sintomáticas e assintomáticas que precisam realizar viagens. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e aos sábados, das 7h às 12h.

A instalação da unidade, localizada em frente ao Desembarque 1, é temporária para atender o período de maior volume de voos e passageiros. Historicamente, entre dezembro e fevereiro, o número de viajantes circulando pelo país aumenta consideravelmente, sobretudo por conta de férias escolares, Natal e Réveillon. Vale ressaltar que o laboratório instalado no aeroporto atende a todas as exigências da Vigilância Sanitária para realizar testes de COVID-19.

“Estamos iniciando o período de aumento na movimentação de passageiros, pelo início da alta temporada, e oferecer esse serviço em parceria com um laboratório de referência no país é mais uma medida de prevenção ao coronavírus e uma forma de ampliar a segurança de passageiros, visitantes e comunidade aeroportuária”, ressaltou Geovane Medina, gestor de Inovação e Planejamento Operacional.

Segundo a concessionária que administra o Aeroporto Internacional, dezembro deve registrar um crescimento de 20% tanto no fluxo de passageiros quanto de aeronaves em dezembro, na comparação com o mês anterior. Segundo a BH Airport, concessionária que administra o aeroporto, são esperadas 600 mil pessoas no terminal ao longo do mês e o número de voos deverá chegar a 5,2 mil. Além disso, esse volume representa uma retomada de cerca de 70% das operações que ocorriam em fevereiro deste ano.  

Atualmente, o Hermes Pardini tem o maior núcleo para realização de exames RT-PCR para Covid do Brasil, com capacidade para 20 mil testes dia e tem atuado fortemente no diagnóstico da doença, desde que ela chegou ao Brasil. “Atender as pessoas que necessitam viajar neste momento faz parte do propósito do grupo de gerar acesso à tecnologia em saúde para quem precisa e onde estiver”, concluiu o vice-presidente da rede de laboratórios, Alessandro Ferreira.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)