(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREOCUPAÇÃO

COVID-19: taxa de ocupação de leitos de UTI volta a crescer em Sete Lagoas

Índice nesta quarta-feira passou os 26% e se encontra no mesmo patamar de meados de agosto, quando a doença estava em ascensão na cidade


02/12/2020 16:28 - atualizado 02/12/2020 16:38

Atualmente, 16 leitos de UTI exclusivos para COVID-19 estão ocupados nos três hospitais da cidade(foto: Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Divulgação)
Atualmente, 16 leitos de UTI exclusivos para COVID-19 estão ocupados nos três hospitais da cidade (foto: Prefeitura Municipal de Sete Lagoas/Divulgação)
As autoridades de Sete Lagoas vêm acompanhando a evolução dos casos confirmados de COVID-19 no último mês na cidade. Assim como a média de novos casos vem crescendo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI registrou elevação de quase 10 pontos percentuais no último mês.

No início de novembro, 10 leitos de UTI exclusivos para pacientes com coronavírus estavam sendo utilizados. No boletim epidemiológico municipal divulgado nesta quarta-feira (2/12) são 16 os leitos ocupados, um crescimento de 60%. A taxa de ocupação, que estava em 16,4% em novembro, passou para 26,2% atualmente.

Apesar dos números não gerarem alarme, a ocupação dos leitos de UTI se encontra no mesmo patamar de meados de agosto, quando a epidemia teve seu auge na cidade. No dia 12 daquele mês, 25% dos leitos de UTI próprios para COVID-19 se encontravam ocupados. Duas semanas depois esse índice passou para 30%.

Sete Lagoas tem hoje 38 pacientes internados em hospitais da cidade com Síndrome Respiratória Aguda Grave, com 22 deles em enfermaria e 16 em UTI. Entre os internados, 26 testaram positivo para COVID-19, um teve resultado negativo e 11 aguardam resultados de exames. Entre os positivos, 17 são de Sete Lagoas. Os demais são de Pompéu, Baldim, Caetanópolis, Cachoeira da Prata, Abaeté, Santana de Piramama e Governador Valadares. 

No Hospital Municipal são 17 pacientes internados com coronavírus, com 11 deles em UTI; no Hospital Nossa Senhora das Graças são nove internações, sendo sete em enfermaria, dois em UTI e um em pediatria do SUS. No Hospital da Unimed há nove pacientes, sendo três em UTI; e na UPA há três internações, todas em enfermaria.

Entre os 16 internados em UTI, dez são de Sete Lagoas, dois de Pompéu e um de cada uma das cidades de Baldim, Maravilhas, Caetanópolis e Governador Valaddares. 

Novos casos

O número de novos casos da doença deu uma desacelerada nesta quarta-feira. Nos últimos dias, a cidade bateu recordes de casos positivos em 24 horas, chegando a registrar mais de 80 casos em um dia. Nesta quarta foram confirmadas mais 33 pessoas infectadas por coronavírus, sendo 19 mulheres e 14 homens. 

Com isso, o número de casos positivos agora é de 3.973. A cidade segue há três semanas sem novos óbitos em decorrência de complicações da COVID-19, já que a morte suspeita ocorrida no Hospital Municipal na última sexta-feira, de um homem de 49 anos, foi descartada por exames. Assim, Sete Lagoas tem hoje 63 óbitos desde o início da pandemia, 17 pacientes hospitalizados, 108 se recuperando em casa e 3.785 curados.

Comparando a cidade com outros quatro municípios mineiros com população entre 200 mil e 300 mil habitantes, a taxa de letalidade da doença em Sete Lagoas é hoje de 1,6% (3.973 contaminações e 63 óbitos). Em Divinópolis é de 3% (2.543 contaminações e 78 óbitos), em Santa Luzia chega a 4% (2.734 contaminações e 109 óbitos), em Governador Valadares é de 3,4% (10.237 contaminações e 353 óbitos) e em Ipatinga é de 2,1% (11.720 contaminações e 247 óbitos). 
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)