(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LOTAÇÃO

Hospital Madre Teresa confirma suspensão de atendimento de casos suspeitos de coronavírus

Medida vale até segunda-feira e se deve à ocupação de leitos por COVID-19 ter chegado ao limite. Casos de urgência e emergência e consultas e cirurgias eletivas serão atendidos


26/11/2020 11:58 - atualizado 26/11/2020 12:27

(foto: Reprdoução Google)
(foto: Reprdoução Google)

A direção do Hospital Madre Teresa, na região Oeste de Belo Horizonte, confirmou na manhã desta quinta-feira (26/11) que, devido à ocupação de leitos no setor COVID-19, a unidade de atendimento dos pacientes com sintomas gripais ou suspeitos do coronavírus no Pronto Atendimento (PA) ficará suspensa até segunda-feira (30/11).

Segundo nota oficial, é uma decisão transitória "motivada pelo compromisso com a segurança de todos os nossos pacientes, médicos e colaboradores. O objetivo, neste momento, é rever a logística de leitos e avaliar a necessidade de readequação, considerando a perspectiva do aumento de casos em Belo Horizonte."
 
A nota esclarece que o hospital permanece atendendo a todos os casos de urgência e emergência e as clínicas de cardiologia, cirurgia geral, clínica médica, neurologia e ortopedia continuam cuidando de nossos pacientes no PA. Os atendimentos eletivos de consultas, exames e internações "permanecem inalterados seguindo todas as normas preconizadas de segurança."
 
Nessa quarta-feira (25/11), a direção do hospital divulgou comunicado interno aos seus funcionários no qual informou a suspensão de atendimentos de pacientes com sintomas gripais ou suspeitos de COVID-19. A decisão foi tomada após a unidade atingir o limite na ocupação de leitos específicos para pacientes infectados com o novo coronavírus.
 
O comunicado solicitou o encaminhamento de pacientes para outras unidades hospitalares até que o atendimento no Hospital Madre Teresa volte ao normal. O documento é assinado pela diretora-geral do hospital, Irmã Sandra Pedrinha Zanotto, pelo diretor-administrativo, Marcos Vete, e pelo diretor-técnico, dr. Luiz Cláudio Moreira Lima. 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)