(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM COMPROMISSO

Cerca de 50% dos uberabenses que agendaram testes para COVID-19 não compareceram

Devido à baixa procura nos testes rápidos para COVID -19, via drive thru, a partir de agora pedestres também poderão agendar o exame


06/10/2020 18:20 - atualizado 06/10/2020 19:06

Mais de 5 mil pessoas já foram testadas entre os dias 10 de setembro e esta terça-feira (6), sendo que a meta dentro de mais ou menos um mês seriam 10 mil testes(foto: Renato Manfrim)
Mais de 5 mil pessoas já foram testadas entre os dias 10 de setembro e esta terça-feira (6), sendo que a meta dentro de mais ou menos um mês seriam 10 mil testes (foto: Renato Manfrim)
Aproximadamente metade dos uberabenses que agendaram testes rápidos para COVID -19 via drive thru não compareceram ao compromisso. Desta forma, depois de quase um mês de testagem em três locais de Uberaba, secretária de Saúde do município, por meio da Secretaria Municipal de Saúde/Diretoria de Vigilância em Saúde, decidiu abrir esse tipo de testagem para os pedestres. Robert Boaventura, diretor de Vigilância em Saúde, confirmou que o motivo da novidade foi a baixa procura pelo exame e a falta aos agendamentos marcados. 
 
Ainda de acordo com informações de Robert Boaventura, mais de 5 mil pessoas já foram testadas entre 10 de setembro e esta terça-feira (6), sendo que a meta dentro de mais ou menos um mês seriam 10 mil testes; disponibilizados na Universidade de Uberaba (Uniube), Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel) e Praça do Quartel.
 
Por dia, mais de 50% das pessoas que marcam os testes não estão comparecendo. Boaventura conta que se todos os horários dos três pontos de testagem fossem preenchidos, seriam realizados 792 testes por dia, mas em média, estão sendo realizando 250 testes por dia apenas. 
 
 
 Desta forma, a partir de agora, pedestres de Uberaba também poderão agendar para realizar o exame em um dos três pontos disponíveis, desde que preencham os requisitos solicitados durante o cadastro no portal Saúde Ativa

Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, o balanço desta terça-feira (06), mostra que já foram realizados 5.363 testes rápidos para a Covid-19 por meio dos drive-thrus, dentro do Plano de Testagem Municipal Qualificado, sendo 4.833 resultados negativos e 530 positivos. 
 
“Vamos abrir a testagem para toda a população desde que se encaixem nos critérios. Lembrando que é preciso apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30. Caso a pessoa atrase ou não compareça, ela perderá a vez”, ressaltou Robert. 

Como se cadastrar para a testagem rápida

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba, para fazer o agendamento, a pessoa deve fazer o cadastro pelo portal Saúde Ativa, responder um questionário e, sendo confirmada a necessidade da testagem, escolher o horário e o local entre três pontos de realização. “A pessoa precisa apresentar comprovante de residência, documento com foto ou certidão de nascimento para realizar a testagem e apresentar sintomas de síndrome gripal há mais de 10 dias e menos de 30. O resultado será encaminhado para o e-mail informado no momento do cadastro. Caso a pessoa atrase ou não compareça, ela perderá a vez. Pessoas que fornecerem informações falsas ou não estiverem no período correto da realização do teste serão barradas e não realizarão a testagem. Uma equipe de teleatendimento vai orientar as pessoas e esclarecer dúvidas pelo telefone 0800-9400101."
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)