(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Mais de 40% dos casos de síndrome que ocorre na COVID-19 estão em aberto em Minas

MG é o terceiro estado com mais pendências em exames de pacientes que tiveram SRAG , o que dá margem à subnotificação do novo coronavírus


postado em 18/06/2020 06:00 / atualizado em 18/06/2020 15:08

Laboratório onde são testadas amostras de pacientes com SRAS: resultados pendentes podem comprometer o acompanhamento da pandemia da COVID-19 (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 12/3/20)
Laboratório onde são testadas amostras de pacientes com SRAS: resultados pendentes podem comprometer o acompanhamento da pandemia da COVID-19 (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press - 12/3/20)


Um dos quadros mais críticos de doenças pulmonares, a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) é forte indício de que o paciente pode ter a COVID-19. Mas a pendência no resultado de exames e falta de celeridade para os diagnósticos em Minas Gerais dá ampla margem para a subnotificação de casos da doença e de mortes em decorrência da infecção pelo novo coronavírus, reduzindo e pulverizando sua detecção. Levantamento feito pela reportagem do Estado de Minas compilando dados do Ministério da Saúde e de secretarias de Saúde mostra que o estado é o terceiro pior na conclusão dos diagnósticos para causas de SRAG (veja a tabela), incluindo internados e pacientes que não resistiram aos sintomas e morreram. Mantida a proporção verificada até o momento, se os resultados dos exames de todos os pacientes que tiveram esse quadro grave fossem conhecidos, os casos de COVID-19 computados entre eles poderiam crescer 78%, e o de óbitos, 27%.

Até o último boletim sobre casos de SRAG em Minas, de 8 de julho, 43% dos registros não tinham diagnóstico fechado nem para COVID-19 nem para outras doenças. O estado, que está em 13º lugar em número de casos da enfermidade provocada pelo novo coronavírus, tem o terceiro pior índice de explicitação das causas de SRAG no Brasil, atrás apenas do Acre, onde a pendência chega a 53,5%, e de Santa Catarina, com 44,4%.
 
Grandes focos da COVID-19 entregam diagnósticos com muito mais rapidez, como o Ceará, que, com 39,7% dos resultados de SARS pendentes, ocupa a oitava colocação nesse ranqueamento, que tem São Paulo (33,1%) em 15º, Rio de Janeiro (30,5%) em 19º, e Pará (16,3%) em 24º. Essa tendência vinha sendo mostrada pela reportagem do EM desde 10 de maio, quando Minas tinha o 9º pior índice de exames de SRAG pendentes.
 
A condição mineira piorou também nos indicadores referentes a mortos com quadro de SRAG. Em maio, estava na 10ª posição em termos de exames pendentes de definição e agora ocupa também a terceira posição, com 21,3%, atrás apenas do Rio Grande do Sul (24,9%) e de Mato Grosso (22,4%). Estados que enfrentam graves crises estão mais bem posicionados, com o Ceará em quinto lugar, com 18,4% de pendentes, Rio de Janeiro em 16º (10,5%), São Paulo em 19º (8,5%) e Pará em 25º (1,9%).
 
Aplicando-se a razão de prevalência da COVID-19 entre os pacientes com síndrome respiratória aguda grave já com resultado fechado – 56% do total, contra 44% para outras doenças – aos exames pendentes, o número projetado é de 2.937 casos da enfermidade provocada pelo novo coronavírus, contra os 1.653 já confirmados. A alta é de 78%. No caso dos mortos com o quadro de SRAG, o percentual de COVID-19 dos casos examinados com resposta é de 78% e a de outros males, 22%. Seguindo essa proporção sobre óbitos indefinidos, pode-se projetar uma subnotificação de 27%. Em vez das 354 mortes confirmadas seriam 449 no último boletim.
 
A subnotificação mascara a gravidade da doença e atrapalha os planos de enfrentamento da pandemia, avalia o médico Marcio Sommer Bittencourt, do Centro de Pesquisa Clínica e Epidemiológica do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (USP), que também é  professor da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. “É um grande problema (...). Calculamos a progressão (da COVID-19) pelos dados e a nossa capacidade de saber se a disseminação da doença está melhorando ou piorando fica comprometida”, disse. Isso ocorre num momento de maior gravidade. “Pelo entendimento que temos, mesmo com esse tipo de dificuldade de informações, acho que o panorama de Minas está mudando junto com outros estados. Há uma clara curva de aceleração em casos e óbitos e me parece que (a enfermidade) está progredindo em quase todo o estado”, afirma.
 
O especialista destaca que a quantidade de testes é inferior ao que seria necessário e essa situação se agrava ainda mais, quando mesmo os quadros graves, internados em hospitais, ou mesmo mortos depois de sofrer SRAG acabam não sendo diagnosticados. “Teríamos de usar os testes da melhor forma possível. Mas só se usa em casos mais graves. O problema é que, com isso, quando é feito, só confirma a COVID-19 dentro dos hospitais. Não serve para o controle da epidemia. É nas comunidades que o surto ocorre. Sem testar na comunidade, ficaremos sempre no escuro”, disse Bittencourt.

Procurada pela reportagem, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais não havia se posicionado até o fechamento desta edição.

(foto: Arte/Paulinho Miranda)
(foto: Arte/Paulinho Miranda)


Seis testes para cada caso positivo


A média de testes para diagnosticar a COVID-19 em Minas Gerais é a terceira maior do país, segundo levantamento da consultoria Bain & Company, o que torna ainda mais grave a grande quantidade de exames sem conclusão apresentados por pacientes e mortos com síndrome respiratória aguda grave (SRAG). De acordo com esse estudo, em Minas Gerais são realizados seis testes para cada resultado positivo. O índice é bom para a realidade brasileira, mas ainda está aquém do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que seria de 10 para 1, e muito longe de países onde a doença está mais controlada, como a Coreia do Sul (86 para 1), Dinamarca (60 para 1) e até mesmo a Itália (hoje já com 18 para 1). O índice mineiro perde para o Distrito Federal (10 para 1), Piauí (8 para 1) e empata com o Mato Grosso do Sul e o Paraná.
 
Segundo o levantamento, a média brasileira é ainda pior, de dois testes realizados para cada diagnóstico positivo. “Os indicadores do Brasil relacionados à COVID-19 demonstram que o país também não tem testado de forma suficiente a sua população, gerando um atraso crítico nos números e no entendimento da situação para combate à doen- ça. O país tem apresentado um dos piores níveis de testes em todo o mundo”, informa a consultoria.
 
O estudo reforça a subnotificação devido à lentidão nos diagnósticos. “Devido à falta de disponibilidade de testes, o Brasil tem priorizado pessoas com sintomas graves e, assim, o número total de casos confirmados torna-se altamente subestimado, com atraso nas notificações de mortes pela COVID-19”, afirma.

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)