(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IGREJA CATÓLICA

Arquidiocese de BH define normas para volta das celebrações presenciais

Nesta quinta-feira, dom Walmor Oliveira de Azevedo concederá entrevista virtual para detalhar as medidas


postado em 18/06/2020 00:51 / atualizado em 18/06/2020 11:08

Nesta quinta-feira, às 11h, dom Walmor Oliveira de Azevedo concederá entrevista virtual para detalhar as medidas(foto: Reprodução/Arquidiocese de BH)
Nesta quinta-feira, às 11h, dom Walmor Oliveira de Azevedo concederá entrevista virtual para detalhar as medidas (foto: Reprodução/Arquidiocese de BH)
A Arquidiocese de Belo Horizonte definiu orientações e critérios para a retomada das celebrações nos tempos da capital mineira e da Região Metropolitana em meio à pandemia do novo coronavírus. O documento ‘Evangelização missionária: um novo tempo’ foi desenvolvido pelo arcebispo metropolitano dom Walmor Oliveira de Azevedo, e os bispos auxiliares dom Joaquim Mol, dom Geovane Luís da Silva e dom Vicente Ferreira, em parceria com uma assessoria técnica multidisciplinar.

Nesta quinta-feira, às 11h, dom Walmor Oliveira de Azevedo concederá entrevista virtual para detalhar as medidas e, possivelmente, anunciar uma data para a reabertura das igrejas na capital.

Os templos da Arquidiocese de BH fecharam as portas desde o início da pandemia por precaução, no sentido de evitar a propagação da COVID-19 entre os fiéis. Oficialmente, os cultos religiosos não foram proibidos pela Prefeitura de Belo Horizonte. A adesão às medidas de isolamento foi voluntária por parte da Igreja Católica.

A reabertura das igrejas dependerá do cumprimento de um protocolo. O documento preparado pela Arquidiocese de BH prevê as seguintes medidas: distanciamento de dois metros entre as pessoas, com mais espaços entre bancos e cadeiras; obrigatoriedade do uso de máscaras por todos no interior dos templos; disponibilidade de álcool em gel na entrada e saída das igrejas; higienização constante de objetos essenciais às celebrações, dos bancos e cadeiras de cada ambiente. 

Ainda segundo o documento, as celebrações também devem ser mais breves, e as igrejas terão público reduzido, com informação sobre o número máximo de fiéis na entrada de cada templo. 

Em sintonia com as orientações já apresentadas pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o protocolo da Arquidiocese de Belo Horizonte foi elaborado com o auxílio de uma assessoria técnica, o Comitê Técnico Logístico-Sanitário. Esse grupo de trabalho é formado por uma equipe multidisciplinar, com a participação de médicos e arquitetos, entre outros profissionais. 

De acordo com a Arquidiocese, o Comitê Técnico estará à disposição para auxiliar as paróquias nas readequações necessárias para as celebrações presenciais. 

O texto do documento ‘Evangelização missionária: um novo tempo’ orienta as comunidades da Arquidiocese de Belo Horizonte, presentes na capital e em outros 27 municípios da Região Metropolitana, a seguirem as recomendações das autoridades municipais. A cartilha está disponível no site www.arquidiocesebh.org.br.



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)