(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas EM BAIXA

Adesão aos planos de saúde registra queda na pandemia de coronavírus

O menor número de beneficiários foi em maio de 2020, com o total abaixo de 700 mil; média entre os 12 meses analisados foi de 1,2 milhão


09/07/2020 15:07 - atualizado 09/07/2020 15:33

Número de beneficiários dos planos de saúde registra queda de 0,3% em 12 meses(foto: Arquivo/Agência Brasil)
Número de beneficiários dos planos de saúde registra queda de 0,3% em 12 meses (foto: Arquivo/Agência Brasil)
O número de beneficiários dos planos de saúde caiu 0,3% em todo país, o que representa cerca de 125 mil vínculos a menos. É o que revela os dados da Nota de Acompanhamento de Beneficiários (NAB), feita pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). Os números comparados são do período entre maio de 2019 até o mesmo mês deste ano. 

De acordo com o boletim do IESS, a perda de beneficiários foi impulsionada pela queda dos planos individuais, foram 53 mil a menos. Outra modalidade que registrou queda de 61 mil vínculos dos coletivos empresariais. A única categoria que teve um aumento no período de um ano foi a de coletivos por adesão, com alta de 0,6%, que representa 38 mil novas adesões.

Segundo o superintendente executivo do IESS, José Cechin, a pandemia provocada pela COVID-19 é responsável por esses baixos números. "Esses dados refletem a queda da atividade econômica causada pela forte crise na saúde, provocada pelo novo Coronavírus. Claro que os números preocupam, mas é importante ressaltar, entretanto, que podem sofrer modificações retroativas em função das complementações e revisões efetuadas pelas operadoras", pondera.

O documento ainda revela que o menor número de adesões aos planos médicos-hospitalares neste período de 12 foi registrado no mês de maio deste ano. O total ficou abaixo de 700 mil, número inferior à média de 1,2 milhão dos meses anteriores.

Planos odontológicos

E se em uma crise de saúde provocada pela pandemia do novo coronavírus os números de adesão aos planos médico-hospitalares caíram, este dado é ainda pior para os planos odontológicos

Entre fevereiro e maio deste ano, a categoria perdeu mais de 560 mil vínculos, sendo a segunda queda consecutiva na variação trimestral de 2,2%, conforme foi divulgado pelo IESS. 

E a maior queda foi registrada nos planos individuais ou familiares, com diminuição de 6,3%, equivalente a 270 mil beneficiários. 

* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.

O que é um lockdown?

Saiba como funciona essa medida extrema, as diferenças entre quarentena, distanciamento social e lockdown, e porque as medidas de restrição de circulação de pessoas adotadas no Brasil não podem ser chamadas de lockdown.


Vacinas contra COVID-19 usadas no Brasil

  • Oxford/Astrazeneca

Produzida pelo grupo britânico AstraZeneca, em parceria com a Universidade de Oxford, a vacina recebeu registro definitivo para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No país ela é produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

  • CoronaVac/Butantan

Em 17 de janeiro, a vacina desenvolvida pela farmacêutica chinesa Sinovac, em parceria com o Instituto Butantan no Brasil, recebeu a liberação de uso emergencial pela Anvisa.

  • Janssen

A Anvisa aprovou por unanimidade o uso emergencial no Brasil da vacina da Janssen, subsidiária da Johnson & Johnson, contra a COVID-19. Trata-se do único no mercado que garante a proteção em uma só dose, o que pode acelerar a imunização. A Santa Casa de Belo Horizonte participou dos testes na fase 3 da vacina da Janssen.

  • Pfizer

A vacina da Pfizer foi rejeitada pelo Ministério da Saúde em 2020 e ironizada pelo presidente Jair Bolsonaro, mas foi a primeira a receber autorização para uso amplo pela Anvisa, em 23/02.

Minas Gerais tem 10 vacinas em pesquisa nas universidades

Como funciona o 'passaporte de vacinação'?

Os chamados passaportes de vacinação contra COVID-19 já estão em funcionamento em algumas regiões do mundo e em estudo em vários países. Sistema de controel tem como objetivo garantir trânsito de pessoas imunizadas e fomentar turismo e economia. Especialistas dizem que os passaportes de vacinação impõem desafios éticos e científicos.


Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

 

Entenda as regras de proteção contra as novas cepas



 

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.


Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)